30 de agosto, de 2022 | 07:10

Temperaturas devem cair nesta semana no Vale do Aço, prevê Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia publicou em seu site o aviso de declínio, entre 3ºC e 5ºC, para algumas regiões do estado

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nesta terça e quarta-feira, a previsão do Inmet é que a mínima registrada em Ipatinga seja de 9ºC; na quinta os termômetros devem marcar 10ºC Nesta terça e quarta-feira, a previsão do Inmet é que a mínima registrada em Ipatinga seja de 9ºC; na quinta os termômetros devem marcar 10ºC

O morador do Vale do Aço pode preparar um traje mais quentinho para os próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas vão cair nesta semana.

“Em Ipatinga, por exemplo, nós devemos ter principalmente, entre quarta (31) e quinta-feira (1), temperatura mínima aí na casa dos 10ºC, 8ºC, o que é uma temperatura bastante baixa para a região. A máxima não deve passar dos 24ºC, 25ºC”, informou o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo.

O declínio das temperaturas se deve ao avanço de uma massa de ar frio combinada a uma frente fria que passa pelo litoral do Sudeste, como explica Claudemir. “Nós estamos já com o avanço de uma frente fria pelo oceano, na altura entre o litoral paulista e fluminense. Até esta terça-feira (30), essa frente fria já avança para o litoral do Espírito Santo e sul da Bahia, e consequentemente, na retaguarda dessa frente fria, uma massa de ar frio vai favorecer ao declínio de temperatura em toda a região do Vale do Aço”.

Os números no termômetro só voltam a subir no fim de semana. “A temperatura volta a subir novamente, em todo o Vale do Aço, a partir do próximo sábado (3)”, prevê Claudemir.

Sem chuva
Segundo a fonte do Inmet, não há previsão de chuva significativa para a região, entretanto, na terça e na quarta-feira deve haver aumento das nuvens em toda a região. “O destaque realmente fica para o declínio de temperatura”, reforçou.

Normalidade
Claudemir esclareceu também que esses fenômenos, como o avanço de frente fria e da massa de ar frio, são bem comuns para essa época do ano, mas que essa situação começa a mudar com a chegada da próxima estação. “Com a aproximação do período da primavera, em setembro, essas massas de ar frio já ficam mais escassas, e aí temos maior aquecimento comum do período da primavera e verão”, disse.

Alerta
O Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de declínio de temperatura, incluindo as cidades do Vale do Aço. A expectativa é que seja registrada uma queda entre 3ºC e 5ºC. O aviso começa a valer às 19h desta segunda-feira (29) e vai até às 23h59 de quarta. “Vai atingir principalmente o Sul de Minas Gerais, toda região Leste do estado, Zona da Mata, região Central, incluindo Belo Horizonte. É quase todo o estado de Minas Gerais”, pontuou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário