Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de agosto, de 2022 | 14:02

Primeiro caso de varíola dos macacos confirmado em Coronel Fabriciano

A Região Metropolitana do Vale do Aço tem agora um segundo caso confirmado de varíola dos macacos. O caso positivo da doença foi registrado em Coronel Fabriciano. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no painel de monitoramento de casos da doença.

O registro também foi confirmado pela Secretaria de Governança de Saúde de Coronel Fabriciano, nesta quarta-feira (24). Em nota, a pasta detalhou que o munícipe é do sexo masculino, tem 33 anos, e retornou de viagem aos Estados Unidos no dia 29 de julho.

Ainda conforme a Secretaria, o paciente apresentou sintomas da doença no dia 5 de agosto e foi internado no Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo. Segundo a administração municipal, o morador já foi tratado, cumpriu o isolamento domiciliar e ganhou alta médica.

Santana do Paraíso

O primeiro registro positivo da doença divulgado na RMVA foi em Santana do Paraíso, conforme noticiou o Diário do Aço nesta terça-feira (23). Na data, a Secretaria de Saúde do município informou que o paciente se encontrava estável, em isolamento em sua própria casa e sendo acompanhado pela equipe de saúde.

Minas Gerais

Em todo o estado, até a tarde desta quarta-feira, já haviam sido contabilizados 221 casos positivos da doença, 538 foram descartados e 605 estavam em investigação. O município com maior número de registros positivos da doença e que apresenta transmissão comunitária é Belo Horizonte, com 137 casos.

Primeiro caso em cão

Nesta terça-feira, a SES-MG também anunciou o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos em um cão. “Trata-se de um filhote de cinco meses que conviveu no mesmo ambiente e teve contato com um caso humano confirmado para monkeypox em Juiz de Fora. Este é o primeiro relato de transmissão da doença do ser humano para animais no estado”, informou a secretaria.

Ainda de acordo com a SES, o dono do animal apresentou os primeiros sintomas no dia 3 de agosto, já o cão deu sinais da doença dez dias depois. Segundo informação da Regional de Saúde, paciente e cão estão isolados em casa e passam bem.

No Brasil, ainda não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano. Existem mais dois relatos no mundo, nos Estados Unidos e França.

Varíola dos macacos

É uma doença transmitida pelo vírus monkeypox, que se manifesta principalmente através de lesões na pele, como manchas e feridas abertas, além de outros sintomas parecidos com os de uma gripe comum, como febre e dor de cabeça. O contágio ocorre a partir do contato com pele, sangue, fluidos corporais e secreções, como a saliva e roupas de cama de pessoas infectadas. Recomenda-se o isolamento imediato de casos considerados suspeitos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marta

24 de agosto, 2022 | 20:23

“Existem dois tipos de eleitores.
Aquele que pensa que os políticos estão preocupados em melhorar a sua vida e aquele que realmente pensa.”

Envie seu Comentário