22 de agosto, de 2022 | 18:00

Hibridus 20 anos hospeda exposição ''Olhares Diversos''

Realizada entre os dias 11 a 14 de agosto, a segunda edição da mostra Acuenda - Manifestações artísticas culturais pautadas pela diversidade de gênero fez parte das comemorações de 20 anos do grupo Hibridus Dança, de Ipatinga. A programação reuniu artistas ipatinguenses e de Coronel Fabriciano, Timóteo, Teofilo Otoni, Belo Horizonte, em Minas Gerais, além de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Teresina (PI).

Fotos: Nilmar Lage
Os visitantes podem conhecer parte do acervo da artista Camila Oliveira, vítima da covid-19Os visitantes podem conhecer parte do acervo da artista Camila Oliveira, vítima da covid-19
Entre as atrações da mostra no Espaço Cultural Casa Laboratório (segunda andar do Shopping Vale do Aço), está a exposição “Olhares Diversos” que faz um convite para o público adentrar no universo da Acuenda mediante o olhar direcionado para as artes visuais. A exposição conta com trabalhos de Kadosh Miranda, de Timóteo, e Ítalo Augusto, de Belo Horizonte, e uma homenagem à artista e militante dos direitos LGBT+ Camila Oliveira, de Ipatinga.

Camila foi uma das vítimas da covid 19 em 2020, mas sua obra e militância permanecem fortes enquanto sinal de luta e resiliência, além de muita sensibilidade. Na primeira edição do Acuenda, a obra de Camila foi hospedada no site do grupo Hibridus Dança, mas nesta segunda edição os visitantes terão a oportunidade de visitar, de forma presencial, parte de seu acervo. Para conhecer suas outras criações, é só visitar o site do Hibridus Dança.

“A exposição é um estímulo à liberdade de expressão e à diversidade para um olhar mais intimista das artes visuais”, descreve a assessoria do grupo. A mostra conta com o patrocínio da Usiminas pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o apoio do Instituto Usiminas e a produção da Cênika Produções.

Em ''Comorbida'', de Ítalo Augusto, a estrutura define um tipo de dança socialEm ''Comorbida'', de Ítalo Augusto, a estrutura define um tipo de dança social
Atrações
“Comorbida - de Ítalo Augusto - é uma exposição que em sua estrutura define um tipo de dança social, onde os visitantes da exposição se propõem a um percurso coreográfico, marcado e conduzido pelos agentes da exposição. É um trabalho que questiona as posições sociais quanto ao HIV e a AIDS e outras comorbidades no Brasil”, descreve a produção.

Em ''Potássio'', o artista Kadosh Miranda abraça a literatura e as artes plásticasEm ''Potássio'', o artista Kadosh Miranda abraça a literatura e as artes plásticas
“Potássio - de Kadosh Miranda - abraça a literatura e as artes plásticas como forma de instigar as pessoas a entender melhor os traumas cometidos e sofridos durante a caminhada nessa vida. Banners com artes autorais e textos pensantes que fazem pensar nas máculas causadas e recebidas no decorrer da vida que nos cerca dentro de uma visão LGBT+”, resume.

Em “Memórias de Camila Oliveira”, a organização do Hibridus Dança aponta: “Sua obra tem como objetivo confrontar as instituições sexo-normativas, ao propor a abertura de uma possibilidade para a construção de organismos não binários e mutáveis.
Veja a exposição de Camila Oliveira, on-line na 1ª edição da Acuenda, no site.”

SERVIÇO
Exposição: Olhares Diversos - mostra Acuenda
Espaço Cultural Casa Laboratório no Shopping Vale do Aço
Até a próxima quinta-feira (25)
Entrada gratuita, durante a semana, das 10h às 22h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário