21 de agosto, de 2022 | 09:00
BR-381: o pesadelo dos caminhoneiros do Vale do Aço
Dois motoristas, que estão na profissão há mais de 20 anos, contaram à reportagem do Diário do Aço quais são as dificuldades enfrentadas ao trafegar pela rodovia
Arquivo pessoal
''É uma BR que eu sempre frequentei e sempre foi muito ruim e cada dia piora mais'', desabafou José Alves
''É uma BR que eu sempre frequentei e sempre foi muito ruim e cada dia piora mais'', desabafou José Alves Quem já passou pela BR-381 sabe que a estrada não ganhou o título de Rodovia da Morte” à toa. Se transitar por ela, ocasionalmente, já é um drama, imagina então para quem precisa girar pela BR-381 com frequência, melhor dizendo: pelo menos duas vezes por semana, e ainda transportando alguma carga. É o caso de muitos caminhoneiros.
O Diário do Aço ouviu dois profissionais que moram em Timóteo, e que conhecem bem os gargalos do trecho que liga o Vale do Aço à capital mineira. Com mais de 20 anos atuando como caminhoneiros, eles compartilharam um pouco dos desafios, dos medos e dos problemas que encontram em meio ao trajeto.
Jakson Caetano da Silveira Almeida é um deles. O caminhoneiro tem 22 anos de profissão, transporta carvão, cal virgem e calcário agrícola e passa pela BR-381 ao menos quatro vezes por semana. José Alves de Lima Filho, que dirige caminhão há 25 anos e carrega minério de ferro e escória de aciaria, também deu seu relato. Ele também conhece com riqueza de detalhes o trecho, pois passa por ele pelo menos duas vezes por semana.
Pontos negativos
Os dois caminhoneiros não tiveram dúvidas e nem dificuldades para elencar quais eram os pontos negativos da rodovia. José Alves foi sincero: Para mim, o trajeto todo de Ipatinga a Belo Horizonte é só ponto negativo, são curvas, buracos, é uma estrada muito ruim que traz muitos danos ao meu caminhão”. O outro entrevistado também não amenizou: O traçado dela é muito sinuoso, e com alto índice de acidentes porque são muitas curvas acentuadas”, apontou Jakson Caetano.
Dificuldades
Com tantos pontos desfavoráveis, os caminhoneiros enfrentam muitas dificuldades ao viajar. E a maior delas é, com certeza, o estado de conservação da pista, que torna a jornada bastante instável. O primeiro ponto é a danificação que a via está, a via está precária. A BR está acabada”, definiu Jakson Caetano. O outro profissional concorda com o colega. O asfalto é muito ruim de trafegar. Quando não são os buracos, são aqueles caroços formados quando eles tapam os buracos, que é muito ruim para o caminhão”, lembrou José Alves.
Prejuízos
E se tem fendas, orifícios e buracos espalhados pela via, consequentemente tem prejuízos, e que pesam muito no bolso desses motoristas. Os dois caminhoneiros contaram que precisam arcar com reparos nos veículos. Eu quebrei duas molas do meu caminhão lá em Caeté, me gerou um custo de R$ 3.400, mais a mão de obra, deu R$ 3.600”, contabilizou Jakson Caetano. José Alves também não está fora do barco. A BR traz muitos prejuízos, danificando os pneus, amortecedores, e cabine, amortecedor de cabine...”, lista.
Acidentes
Arquivo pessoal
''Você tem que ficar desviando de buraco, desvia de um buraco, desvia de outro, cai no buraco'', contou Jakson Caetano, descrevendo como são as viagens
''Você tem que ficar desviando de buraco, desvia de um buraco, desvia de outro, cai no buraco'', contou Jakson Caetano, descrevendo como são as viagensNão bastassem os impactos no bolso, os caminhoneiros também convivem com o risco iminente de acidentes, como recorda José Alves, em um episódio que o marcou bastante. Entrei em uma curva, um buraco enorme, não dei conta de tirar o veículo e bati no buraco, amassei a roda, estourei pneu, quase que ainda vou com meu caminhão carregado em cima de um veículo com uma família dentro. Foi por pouco essa”, contou aliviado.
Duplicação
A qualidade do trabalho executado nos trechos já duplicadas da BR-381 também não agradou a alguns profissionais da estrada. Jakson Caetano fez questão de enfatizar que em alguns pontos o concreto já está danificado. Está afundando tudo, deixando ponta. Tem lugar aqui, que já tem entre 10 a 14 cm afundando. Isso causando risco seríssimo de acidente”, alertou o caminhoneiro, que também está preocupado com a chegada do período chuvoso. Se chover, igual choveu no ano passado, com certeza nós vamos ter muita dificuldade. A chance de nós não conseguirmos trafegar na BR-381 vai ser muito grande”, disse.
Soluções
Ao serem questionados sobre as melhorias no trecho, cada profissional seguiu um caminho. José Alves foi mais objetivo: Duplicar toda a BR e diminuir algumas curvas”, sugeriu. Jakson Caetano pediu mais: Dar manutenção e os reparos necessários que precisam naqueles pontos que já estão duplicados e dar uma manutenção no traçado antigo da rodovia”, recomendou. Ele também acredita que seria interessante construir um ponto de parada para descanso dos motoristas.
Resposta Dnit
As observações feitas pelos profissionais em relação à BR-381 foram repassadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em nota, o órgão informou que que mantém contrato de manutenção rotineira em todo o segmento. Que inclui tapa-buracos, manutenção dos dispositivos de drenagem, além de roçada da vegetação às margens da rodovia”, diz o texto. Esclareceu ainda que, nos trechos duplicados, ainda serão realizados alguns serviços, como de cepilhamento (método utilizado para eliminar ondulações do pavimento).
Concessão
No dia 3 deste mês, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou a audiência pública para tratar sobre a concessão da BR-381, que ainda será marcada, assim que o edital for publicado. Na oportunidade, foi apresentado o projeto, no qual consta cinco praças de pedágio ao longo da rodovia, de Governador Valadares até Belo Horizonte, com tarifas que variam entre R$ 10,79 e R$ 13,80.
O projeto prevê que cinco praças de pedágio poderão ser instaladas nos seguintes municípios: Caeté (R$ 13,80), João Monlevade (R$ 11,52), Jaguaraçu (R$ 13,40), Belo Oriente (R$ 10,79) e Governador Valadares (R$ 11,24). Com isso, um motorista poderá gastar com pedágios, numa viagem de ida e volta entre Ipatinga e Belo Horizonte, quase R$ 80.
Conforme o projeto, estão previstos investimentos de R$ 5,5 bilhões nos 304 km da rodovia, para adequação do traçado e duplicação de alguns trechos.
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Leder Campideli Vasconcelos
22 de agosto, 2022 | 14:40Três ano e meio que não se vê as empresas que ganharam as licitações trabalhando, acredito que até 2050 ficará parcialmente transitável.”
Eugenio Braga
22 de agosto, 2022 | 06:06Essa Br381 está dando vergonha,rodo nessa rodovia de domingo a domingo ,agente sai de um buraco e cai em outro acha suspenção, pneu e outros .outra vergonha a chegada de BHZ e a saída para o vale do aço trânsito não fluir a saída de BHZ já era pra dar duplicado.esse Dnit só quer colocar dinheiro no bolso.pq pararam com as obras?”
Carlos Massa
22 de agosto, 2022 | 00:36Nao tem Governo que arranje esta 381! Agora, acho que os camioneiros deveriam estar agradecendo pelo auxilio, que nunca existiu! Em tempo: Parem de estacionar estes Bruta Montes, em ruas estreitas, dentro de cidades...já mandei retirar alguns, e não vou parar. Respeitem as normas de transito!!!!”
Adriano de Souza Silva
21 de agosto, 2022 | 22:35Condições péssimas,e muito descaso!e me espanta ver o DNIT responder que faz reparos.meu Deus! raramente se vê tapando um buraco e diga se de passagem muito mal feito.
E sobre o amigo que disse que o Lula pegou o exército e reformou todas as estradas do Brasil, acho que ele não vive no mesmo país que eu.”
Wladmir
21 de agosto, 2022 | 20:10Esta começando dar sinal de melhorias pois na descida depois do distrito de Ravena ate sair depois do trvo de Caete era puro buracos nas faixas interior e capital agora estam fazendo o recapeamento da via,mas na verdade tem que é duplicar”
Dilson Luis de Almeida Nelo
21 de agosto, 2022 | 18:56Não bastasse o péssimo estado de infraestrutura da rodovia, ainda temos os maus profissionais do volante que comportam-se de forma agressiva.Não respeitam outros veículo e querer forçar a ultrapassagem entre outras atitudes.Não acho esse trecho tão perigoso,afinal,a rodovia está lá paradinha,quem se mexem são os motoristas,nós somos os perigosos !”
Jonatas Ferreira
21 de agosto, 2022 | 18:31A BR 381 melhorou muito com os trechos da duplicação, porém os locais que estão em obra estão muito perigoso pelos buracos e curvas acentuadas.
Acredito que essa estrada esteja dentre as rodovias mais perigosa do Brasil.”
Hermenegildo Marcos
21 de agosto, 2022 | 16:21Bom sou um caminhoneiro a 35 anos .está br381 simplesmente precisa de uma manutenção sim e rápido.pq eu já passei por muito coisa ruim nela pneus etc.pq ela se encontra em estado de calamidade.sao muito remendos barracos .e danificar muito a suspensão do veículo.”
Arlindo
21 de agosto, 2022 | 15:56Sinceramente estou trafegando pela essa Br até És mas está horrível, muito buraco desvio de um cai no outro e asfalto cheio de caroço fenda tem lugar só ando 20 km, está difícil trafegar nessa estrada.tida vez viajo de carro chega aqui carro todo fazendo barulho e alinhamento. Se não tomar providências de arrumar vai ter muito prejuízo usuário”
Nilton Ferreira da Silva
21 de agosto, 2022 | 14:10Precisamos de providências urgente, pois a cada dia famílias perdem seus entes queridos nessa famosa Br381 essa que está péssima, com muitos buracos.”
José Geraldo
21 de agosto, 2022 | 13:40Simplesmente a BR 381 , nunca teve tão ruim como nós dia de hoje , mesmo com este investimento muito alto, a qualidade da obra e péssima , muito trecho novo esta danificado. Depois o DNIT tem a capacidade de falar que e excesso de peso.
Ficamos muito triste com essa situação, simplesmente somos penalizado com este descanso. Mas o DNIT não não enxerga nossa situação , nos penalizado com excesso de peso entre eixo. Sendo q não transportamos peso acima do permitido. Mas dá esse excesso entre eixo e pelo fato de não existir ainda uma modalidade q consegui distribuir a carga nos eixo nas empresas que o coletamos. Ou seja o sistema de pesagem e diferente da do DNIT.
Aqui fica minha indignação perante o DNIT e Der.”
Bom
21 de agosto, 2022 | 12:58NO PRIMEIRO GOVERNO PT ,AS ESTRADAS ESTAVAM DESSE JEITO, DEIXADA PELO PIOR PRESIDENTE ,O FHC,.
LULA COLOCOU O EXÉRCITO EM CAMPO E REFORMARAM TODAS AS ESTRADAS DO BRASIL.
E AGORA? CADÊ O MITO ?
ESSE CARA PASSOU 4 ANOS FALANDO BESTEIRAS E NÃO FEZ NADA NO PAÍS”
Anisio Silva Horta
21 de agosto, 2022 | 11:54POR MUITAS VEZES JA QUEBREI OS PARAFUSOS QUE PRENDEM A CABINE DO CAMINHÃO NESSE LIXO DE RODOVIA. TEM TRECHOS QUE EU PASSO A 20 KM POR HORA, SE NAO VC DESTROI SEU CAMINHÃO.”