Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de agosto, de 2022 | 17:25

Corpo de Bombeiros promove simulação de incêndio no hospital municipal de Ipatinga

As informações foram divulgadas pelos bombeiros

Divulgação
A simulação ocorreu nesta sexta-feira, dentro de um bloco do hospitalA simulação ocorreu nesta sexta-feira, dentro de um bloco do hospital

Em complemento à capacitação de formação dos brigadistas orgânicos, e para internalizar a importância do treinamento junto aos brigadistas, o Corpo de Bombeiros Militar realizou nesta sexta-feira (19) um Simulado de Combate a Incêndio, dentro de um Bloco do Hospital Municipal de Ipatinga, ação conjunta previamente coordenada entre o 11º Batalhão de Bombeiros Militar em Ipatinga e a Coordenação do hospital. As informações foram divulgadas pelos bombeiros.

O simulado foi idealizado como se houvesse um incêndio em um determinado Bloco da Edificação, onde seria necessário fazer a remoção de 25 pacientes para a área externa da edificação; trabalho que seria iniciado pelos brigadistas do hospital, até a chegada das viaturas do Corpo de Bombeiros.

Os brigadistas foram responsáveis pela identificação da situação do incêndio, bem como o acionamento do alarme de incêndio e solicitação de todos os recursos necessários para a extinção das “chamas hipotéticas” (não houve práticas com fogo, e sim apenas uma máquina que produziu fumaça naquele bloco), além de claro, iniciarem a evacuação em segurança de todos os pacientes e acompanhantes que estavam no bloco, para área externa à edificação até a chegada dos militares do Corpo de Bombeiros.

Desde o acionamento via 193 até a chegada do Corpo de Bombeiros ao hospital, o tempo de resposta foi extremamente satisfatório (cerca de 9 minutos), tendo sido feito o deslocamento de forma segura em comboio pelas viaturas do CBMMG que saíram do centro de Ipatinga.

No hospital, após a chegada das Guarnições do Moto Operacional, Salvamento, Resgate e de Combate a Incêndio do CBMMG, as equipes se dividiram cada um com suas atribuições para dar continuidade ao atendimento da ocorrência, momento este que os militares acessaram o local, e junto à equipe dos brigadistas do hospital puderam constatar que o controle das chamas foi realizado com êxito; bem como a retirada dos 25 pacientes do bloco.

A importância do simulado é justamente colocar em prática o conteúdo que foi ministrado aos Brigadistas, desde a identificação das situações de risco, acionamento para a emergência, e apontamento para dificuldades encontradas na execução das atividades ou até mesmo a identificação de pontos críticos à serem trabalhados e de forma geral, buscar aperfeiçoar cada vez mais as equipes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário