19 de agosto, de 2022 | 17:01

Santana do Paraíso realiza Dia D contra a poliomielite e de multivacinação neste sábado

Além da pólio, vacinas de rotina e contra a covid-19 poderão ser aplicadas

Uma mobilização nacional, o Dia D contra a poliomielite e de multivacinação será realizado neste sábado (20). Em Santana do Paraíso, todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão abertas entre 8h e 16h. O objetivo é vacinar o maior número possível de pessoas de 0 a 14 anos. É necessário levar cartão de vacinas e do SUS. Crianças e adolescentes devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Segundo a enfermeira referência técnica em imunização, Silvania Barbosa Ferreira Silveira, a vacinação contra a poliomielite tem como público-alvo crianças menores de 5 anos, porém, outras idades terão a chance de atualizar a caderneta com a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.

A campanha nacional começou no dia 8 de agosto e vai até o dia 9 de setembro. O Ministério da Saúde ressalta a importância de elevar a cobertura vacinal para que doenças como a poliomielite, considerada erradicada, não voltem a ser registradas. A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.

Além disso, o Dia D será uma forma de intensificar a cobertura vacinal, também, contra a covid-19. A dose poderá ser administrada de maneira simultânea com as demais vacinas na faixa etária a partir dos 3 anos. Não há necessidade de intervalo mínimo entre a vacina contra a covid-19 e outras da campanha.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário