Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de agosto, de 2022 | 18:00

A hora e a vez dos papais no projeto Teatro para Bebês

Programa especial do DaMa Espaço Cultural acontece no Centro de Memória Usiminas e em duas escolas de Ipatinga

Fotos: Rodrigo Zeferino
Trata-se de iniciativa inédita na região do Vale do Aço que já é tendência em muitos paísesTrata-se de iniciativa inédita na região do Vale do Aço que já é tendência em muitos países
A programação de agosto do projeto Teatro para Bebês vem com homenagem especial aos papais. Trata-se da palestra brincante “Regalos”, que tem como proposta compartilhar experiências artísticas, envolvendo a percussão corporal, trabalhando a exploração das sonoridades e emoções por meio da escuta. O palco desta experiência incrível será o Centro de Memória Usiminas, que recebe neste sábado (20), a partir das 10h, os papais acompanhados de seus pimpolhos de até 2 anos e 11 meses.

Viabilizado por meio do patrocínio da Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, o projeto “Processos de Formação e Montagem de Espetáculo - Teatro para Bebês” é executado pelo DaMa Espaço Cultural, utilizando recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O grupo propõe trocar experiências artísticas voltadas à primeiríssima infânciaO grupo propõe trocar experiências artísticas voltadas à primeiríssima infância
A programação de agosto segue, na segunda-feira (22), para as Escolas Municipais de Educação Infantil Zorzan de Assis Cicarini e Terezinha Martins da Silva. Daniela Alves, Mari Antonaci e Leila Cunha, com direcão musical de Júnio Hendrik e direção artística de Claudinei de Souza, levam para as EMEI a magia de introduzir nossas crianças no mundo da arte, conforme a produção.

Troca de experiências
O DaMa Espaço Cultural iniciou o projeto Teatro para Bebês em junho deste ano. Com as palestras brincantes, o grupo vem circulando por creches e escolas de educação infantil de Ipatinga. Trata-se de iniciativa inédita na região do Vale do Aço que já é tendência em muitos países e passou a ser difundida agora, também, no Brasil.

A especialização em produzir um trabalho voltado para a primeiríssima infância teve início em meados de 2017 com Sanda Vargas e Luiz André Cherubini, que são fundadores do Grupo Sobrevento, trabalham com teatro para bebê e produzem o festival “Primeiro Olhar”, que promove a participação de oficinas ministradas por Sandra.

Divulgação
Daniela Alves e a portuguesa Cecília Ferreira: encontro especialDaniela Alves e a portuguesa Cecília Ferreira: encontro especial
Em julho deste ano, a atriz e diretora Daniela Alves encontrou-se com Cecília Ferreira, professora, atriz, encenadora e dramaturga, fundadora da Companhia Teatro a Quatro, que desenvolve um trabalho específico para a primeira infância em Portugal. Com a Companhia Teatro a Quatro, ela montou mais de 20 espetáculos para bebês.
A portuguesa Cecília Ferreira, nascida em Maco de Canaveses, Portugal, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e em Teatro/Interpretação. É mestre em Literatura Românicas Modernas e Contemporâneas e pós-graduada em Dramaturgia e Argumento. Além disso, desenvolve trabalho regular em dramaturgia, destacando-se o Grande Prêmio de Teatro Português (SPA/Teatro Aberto), que recebeu, em 2013, pela peça “A Acompanhante” (IN-CM/SPA, 2014), traduzida para alemão por Henry Thorau (antologia Einsturzende Altbauten, edição Alexander Verlag Berlin, 2021).

Daniela Alves destaca que foi um encontro especial, “com troca de experiências sobre métodos e desafios dessa área ainda tão jovem do teatro”. Ambas encontraram muitos pontos em comum, mesmo com as diferenças culturais e peculiaridades de cada país. “Gratificante poder conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido em Portugal para a primeiríssima infância e apresentar, também, um pouco do que estamos produzindo no interior do Brasil”, avalia.

As inscrições para a palestra brincante “Regalos” são gratuitas e podem ser feitas na Ação Educativa do Instituto Usiminas, pelo WhatsApp (31) 98437-3330. As vagas são limitadas, por isso faça já sua inscrição e participe.

SERVIÇO
Palestra brincante “Regalos”
20 de agosto - 10h
Centro de Memória Usiminas
Inscrições pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas (31) 98437-3330
22 de agosto - manhã e tarde
E.M. Zorzan de Assis Cicarini e E.M. Terezinha Martins da Silva
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário