18 de agosto, de 2022 | 06:00

Câmara de Timóteo celebra Dia do Patrimônio Histórico

Fotos: Acervo CMPL Timóteo
A Corporação Musical Santa Cecília se apresentou na abertura do eventoA Corporação Musical Santa Cecília se apresentou na abertura do evento
Nesta quarta-feira, a Câmara de Timóteo comemorou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data - 17 de agosto - foi criada pela Lei nº 378, de 1937, no governo Getúlio Vargas, que criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país. A data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Iphan em 1937.

Em Timóteo, a Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo, da Câmara Municipal, faz o papel de valorizar o patrimônio histórico cultural da cidade por meio de atividades e acervos que remontam a história do povo timotense. Para celebrar a data, a Casa de Memória promoveu programação especial com as apresentações da Corporação Musical Santa Cecília e do projeto “Contos históricos”, com a professora Maria do Carmo Martins (Kakau), e a palestra “Experiência e sensibilidade nas práticas de salvaguarda do patrimônio”, ministrada pelo professor doutor Jezulino Lúcio Mendes Braga. A iniciativa teve o intuito de fortalecer a identidade e garantir o direito à memória e história de Timóteo.

A professora Kakau mostrou aos presentes o projeto ?Contos históricos?A professora Kakau mostrou aos presentes o projeto ?Contos históricos?
O presidente da Câmara, Luiz Perdigão falou da importância desse espaço que abriga e divulga a herança cultural de Timóteo, a Casa de Memória e Pesquisa. “Essa Casa representa muito para a história e cultura da nossa cidade e a reabertura desse espaço não foi um esforço em vão, pois conta nosso passado para diversas gerações, criando um sentimento de identificação com nossos valores históricos”, disse o presidente.

Para o palestrante professor Jezulino Braga, os investimentos em políticas de preservação do patrimônio cultural ainda estão aquém do necessário. “Não adianta só preservar e não ter salvaguarda, ou seja, ações de sustentabilidade e educação. Precisamos de mais investimentos, também, para os professores trabalharem os processos educativos nas escolas e promover o debate de questões socialmente vivas, como o machismo e o racismo, para contribuirmos para uma sociedade mais justa”, ponderou o professor.

Alguns objetos do acervo da Casa de Memória e Pesquisa do LegislativoAlguns objetos do acervo da Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo
Patrimônios
Dentre os patrimônios materiais da cidade de Timóteo, estão: a própria Casa de Memória, que é uma edificação antiga que serviu de moradia para os primeiros habitantes do município e hoje abriga um acervo importante que serve de memória e pesquisa, também, para os estudantes; os bens naturais do Parque Estadual do Rio Doce; o Pico do Ana Moura; o Forno Hoffmann; as Igrejas do Timirim, São Sebastião e São José; a Biquinha; a praça do Olaria II; o prédio da Fundação Aperam; as Escolas Percival Farquhar, Getúlio Vargas e São Sebastião.

Já os patrimônios imateriais de Timóteo, estão elencados: a Banda Santa Cecília; os Congados São Sebastião e Guarda de Moçambique; o carnaval de Timóteo; a Cantata de Natal da Fundação Aperam; a Romaria Ecológica; o Café com Memória, além de causos e cantigas. Na Casa de Memória estão abrigados alguns objetos de época, como rádios, telefones, ferro de passar, vasilhames, máquinas de datilografar, balança de pesar ouro, moldes de vestimentas de festas culturais, e outros mais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

18 de agosto, 2022 | 14:19

“Patrimônio histórico sem a preservação da memória viva é o uso da mídia da mídia como comunicação social. Enquanto nós com nossos tecnocratas e nossos ditadores continuarem com essa mentalidade de não investir na Educação, não valorizar os educadores: a luz da boa-aventuranca continuará apagada no fim do túnel. Risos.”

Envie seu Comentário