16 de agosto, de 2022 | 16:48

Tem início a campanha eleitoral em todo o país

Arquivo DA
Estão autorizadas caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuição de material de campanhaEstão autorizadas caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuição de material de campanha

Os candidatos à Presidência, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital estão autorizados desde o dia 16 a promover campanhas eleitorais. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro. 

Estão autorizadas caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuição de material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Os comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei.
 
Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e mídias sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida. 

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. 

Rádio e TV

Por ora, as mídias não podem ser veiculadas em rádio e televisão. Isso ocorrerá entre os dias 26 de agosto até 29 de setembro. Em caso de segundo turno, será transmitida de 7 a 28 de outubro.

A propaganda no horário eleitoral gratuito será veiculada nas emissoras de rádio e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administradas pelo Senado Federal, pela Câmara dos Deputados, pelas Assembleias Legislativas, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal ou pelas Câmaras Municipais.

Nos programas, deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações majoritárias, o resultado da soma da quantidade de representantes dos seis maiores partidos ou federações que a integrem e, especificamente no caso das federações, a soma dos representantes de todos as legendas que dela fazem parte) e 10% divididos igualitariamente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

16 de agosto, 2022 | 18:27

“Depois de quase três anos de Pandemia ninguém sabe como está o nível de paciência dis cidadãos. De um lado o barulho, do outro lado as promessas. Muitos cuidados, ninguém sabe se as autoridades e os poderes públicos vão conseguir controlar tamanha movimentação; e bem sabe se com tanto avanço tecnológico se o cidadão está realmente programado para suportar essa nova situação. De suicídio versus ato de fé. Risos.”

Envie seu Comentário