Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de agosto, de 2022 | 16:46

Varíola dos macacos: profissionais de saúde receberão capacitação em Santana do Paraíso

Divulgação
Treinamento visa preparar médicos e enfermeiros em caso de pacientes com suspeita da doença nas unidades de saúdeTreinamento visa preparar médicos e enfermeiros em caso de pacientes com suspeita da doença nas unidades de saúde

Nesta quarta (17) e quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso vai promover uma capacitação para médicos e enfermeiros da equipe de Atenção Primária à Saúde. O objetivo é levar conhecimento aos profissionais sobre a varíola dos macacos. Recentemente, o município registrou um caso negativo da doença. A paciente ficou em isolamento até chegarem os resultados dos exames enviados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), no último dia 11.

A varíocola dos macacos é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus monkeypox. A transmissão para os humanos pode ocorrer pelo contato direto com o animal ou humano contaminado. O treinamento, que ocorrerá no prédio da Secretaria de Saúde, irá abordar sobre: como receber o paciente com suspeita do vírus nas unidades básicas, a história da doença, sinais e sintomas, fluxogramas dos atendimentos, medidas de isolamento e como realizar a coleta do material biológico que será encaminhado para a Funed.

“Considerando que é uma doença altamente contagiosa e de difícil diagnóstico clínico, pois ela tem muita similaridade com outras doenças, nós reforçamos à população da importância de um atendimento médico, imediatamente, após o surgimento de qualquer sinal semelhante à varíola dos macacos”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde, Lauriane Fernandes Rocha Brum.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário