15 de agosto, de 2022 | 17:48

Morador de Ipatinga morre atropelado por trem em Periquito

Vítima tinha 62 anos e iria aproveitar o feriado para ir pescar, acompanhado de mais quatro pessoas

© Ricardo Botelho/Minfra
Imagem ilustrativa Imagem ilustrativa

Um idoso foi atropelado por uma locomotiva, na manhã desta segunda-feira (15), na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), no trecho de Pedra Corrida, em Periquito, e acabou perdendo a vida. José Moreira dos Reis, de 62 anos, era morador de Ipatinga, e estava aproveitando o feriado para ir pescar com outras quatro pessoas.

As testemunhas contaram aos policiais que decidiram usar o dia de descanso para pescar na represa localizada no distrito de Pedra Corrida. E que juntos, em uma caminhonete Chevrolet S-10, o grupo deslocou até o local.

O veículo foi estacionado às margens da ferrovia. Os pescadores estavam à procura do local mais adequado para pescaria. Duas pessoas ficaram na caminhonete, outras duas saíram juntas e começaram a caminhar do outro lado da linha férrea. José Moreira também andou pelo local, mas segundo as testemunhas, caminhou sozinho sobre um dos trilhos.

Durante este período, uma locomotiva passou sobre uma das linhas no sentido Ipatinga, mas o idoso caminhava por outra linha, no sentido Governador Valadares. Uma segunda locomotiva também se deslocou pelo trecho, fazendo o trajeto Ipatinga / Resplendor e foi esse veículo que atingiu a vítima.

Tentativa de alerta
Assim que viram o idoso, os maquinistas responsáveis pela condução do trem, acionaram o sinal sonoro, um tipo de buzina para alertar o homem. Os dois colegas que caminhavam juntos perceberam a chegada da locomotiva na retaguarda da vítima e também tentaram avisar com acenos, mas José Moreira não percebeu os alertas.

Os maquinistas confirmaram o relato das testemunhas e explicaram que o local onde a vítima foi atropelada é um trecho em linha próximo a uma curva, motivo pelo qual acionaram rapidamente a buzina assim que avistaram o idoso, contudo, ele não percebeu a aproximação do veículo.

Ruído
Os envolvidos acreditam que o intenso ruído provocado pelo primeiro trem pode ter sido o motivo da vítima não ter se atentado para chegada do outro veículo.

José Moreira chegou a ser atendido por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu. O médico do próprio SAMU confirmou o óbito. A perícia e o rabecão compareceram ao local e o corpo da vítima foi levado para o IML de Governador Valadares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário