12 de agosto, de 2022 | 14:00

Filhote de jaguatirica resgatado está sob os cuidados do Cebus

O filhote recém-nascido chegou bem nutrido e hidratado

Igor Reis
O filhote recém-nascido chegou bem nutrido e hidratado, mas tem pouca chance de sobrevivênciaO filhote recém-nascido chegou bem nutrido e hidratado, mas tem pouca chance de sobrevivência

Um filhote de jaguatirica, nascido a no máximo cinco dias, foi resgatado no bairro Bethânia, em Ipatinga, pela equipe do 11º Batalhão de Bombeiros Militar e entregue ao Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) para os cuidados com o felino. O filhote recém-nascido chegou bem nutrido e hidratado, demonstrando que provavelmente esteve acompanhado da mãe até pouco tempo antes de ser encontrado por um cidadão, informou a Usipa.

Desde que chegou, a jaguatirica está recebendo cuidados da equipe do Cebus, como estímulos fisiológicos e amamentação com leite especial para felinos, conforme conta a bióloga Cláudia Diniz. “O filhote está bem nutrido e hidratado, aparentando bom reflexo de mamada. Porém ele não tem muita perspectiva de sobrevivência por ser muito jovem e muito dependente da mãe, mas todos os esforços serão feitos para que consigamos mantê-lo o maior tempo possível”, destacou.

A jaguatirica é um predador de topo, que está ameaçado de extinção e vive em matas preservadas. Porém, devido ao desmatamento, Cláudia explica que a espécie busca abrigo na área urbana devido à abundância de alimentos, em virtude do grande número de ratos e outros animais sinantrópicos encontrados nessas áreas.

“A jaguatirica é um predador importante presente nas áreas de matas, em todos os biomas, e é regulador de outros mamíferos como roedores. Geralmente ela se aproxima da área urbana em busca de alimentos e abrigo. A jaguatirica não permanece em áreas muito movimentadas e/ou tumultuadas, ela prefere ambientes mais tranquilos. Se ela se abrigou neste local, muito provavelmente deve ter encontrado o sossego e a tranquilidade que esses animais procuram. E em virtude da movimentação de homens e máquinas ela fugiu, porém não se sabe o porquê que ela deixou o animal para trás. Talvez tenha levado um grande susto ou por ter uma ninhada maior, não teve tempo de retornar para buscar esse filhote”, explicou a bióloga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Shesheu

12 de agosto, 2022 | 18:16

“Filhote lindo! Está em boas mãos. Vamos torcer para conseguir sobreviver.”

Envie seu Comentário