12 de agosto, de 2022 | 08:00

Espaços abertos para vivenciar diversas experiências culturais

Centro de Memória Usiminas, Biblioteca Central de Ideias e Teatro Zélia Olguin são opções para sair de casa

As atrações para sair de casa no fim de semana são um convite para vivenciar diversas experiências nos espaços do Instituto Usiminas, em Ipatinga. O Centro de Memória Usiminas e a Biblioteca Central de Ideias disponibilizam acervos permanentes para acesso gratuito das comunidades do Vale do Aço e toda região. Enquanto o Teatro Zélia Olguin oferece programação diversificada para o público. A programação completa está disponível no site: www.institutousiminas.com.

Fotos: Divulgação/IU
O Centro de Memória proporciona um passeio pela história da siderurgia no acervo de obras de arteO Centro de Memória proporciona um passeio pela história da siderurgia no acervo de obras de arte

As visitas ao Centro de Memória Usiminas, instalado no prédio do antigo Grande Hotel de Ipatinga, no bairro Castelo, proporcionam um passeio pela memória da siderurgia em três ambientes: a Sala Memorial, a Sala Acervo Artístico e a Sala Grande Hotel. O espaço abriga obras de grandes artistas e equipamentos que conectam a história da industrialização no Brasil, de Ipatinga, da Usiminas e do Grande Hotel. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 10h às 13h. Para visitas mediadas, o agendamento pode ser feito pelo contato: (31) 98437-3330.

A Biblioteca Central de Ideias possui, aproximadamente, 9 mil títulos para empréstimos e leituraA Biblioteca Central de Ideias possui, aproximadamente, 9 mil títulos para empréstimos e leitura
Para colocar a leitura em dia, a Biblioteca Central de Ideias do Instituto Usiminas atende a comunidade presencialmente, no Centro Cultural Usiminas, ou pelo “delivery de livros”, com entrega gratuita dos livros em todo o Vale do Aço sempre às terças-feiras. Hoje, o acervo é composto por, aproximadamente, 9 mil títulos em diversas áreas, como Arte, Literatura, Psicologia, História, Administração, além de best sellers e clássicos de autores nacionais e estrangeiros. Atualmente, a Biblioteca Central de Ideias conta com mais de 15 mil sócios e funciona de terça-feira a sábado, das 12h às 20h. Mais informações: (31) 3824-3849 | [email protected].

Diversidade
O Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, abre as portas para a dança contemporânea, no fim de semana, com atrações pautadas pela diversidade de gênero na 2ª edição do Festival Acuenda. Na noite desta sexta-feira (12), a partir das 19h30, dois espetáculos: o “Valentar”, que propõe pensar o corpo que dança por meio dos contextos e os assombros que os cercam; e o “Experimento 1: Masculino?”, construído em três caminhos que se cruzam: a relação com o que é ser masculino, com a família e com a toxicidade da formação masculina no Brasil.

A mostra Acueda é atração do fim de semana no Teatro Zélia Olguin, no bairro CariruA mostra Acueda é atração do fim de semana no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru
O festival apresenta também o “Sarau Tetras da LGBTudo”, no domingo (14), às 19h30, no Teatro Zélia Olguin, com a proposta que busca fortalecer o movimento LGBTQIA+ por meio de performances que fazem sátira aos programas matinais de variedades. O Acuenda conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Classificação de 14 anos. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e no site sympla.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário