09 de agosto, de 2022 | 15:39

Comércio de Ipatinga não pode usar mão de obra dos empregados no feriado de segunda-feira

Yago Cardoso
Folga para funcionários foi acordada em convenção coletiva de trabalhoFolga para funcionários foi acordada em convenção coletiva de trabalho

Conforme Convenção Coletiva de Trabalho assinada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (Seci) e Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, os empregados do comércio ipatinguense deverão estar de folga na próxima segunda-feira (15), feriado de Assunção de Nossa Senhora. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo Seci. Supermercados, padarias, mercearias, varejões, hortifrútis, açougues e casas de carne também não poderão usar mão de obra dos empregados no feriado.

O empresário que descumprir a lei e convocar o empregado para trabalhar nesta data será multado no valor de um salário comercial por trabalhador.

O Seci alerta que estará nas ruas verificando o cumprimento da norma trabalhista e que o respeito às leis depende, essencialmente, da atitude do trabalhador. “O sindicato tem feito a sua parte de negociar, fiscalizar e até entrar com ação na Justiça contra as empresas que descumprem o que foi conquistado nas negociações. Mas o trabalhador também deve cumprir o seu papel de denunciar e não acobertar as situações de desrespeito. Quando ele é conivente, acaba contribuindo para que a empresa o explore e, com o tempo, passe a não respeitar qualquer lei trabalhista”, destaca.

Para mais informações ou denúncias, o telefone é (31) 3822-1240.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Francilete Maria de Andrade

10 de agosto, 2022 | 12:52

“Moro de aluguel a 33 anos ganho salário mínimo gostaria muito de ter minha casa mais com o salário que ganho e impossível mais para deus nada e impssivel”

Fernanda Lopes

10 de agosto, 2022 | 08:35

“Viva Nossa Senhora da Assunção!”

Ronney Costa Ferreira

10 de agosto, 2022 | 06:45

“Esse SECI, por ser um braço esquerdista, vive "inventando" situações para a estagnação ou até mesmo retrocesso da economia, fazem o que podem para prejudicar a geração de emprego e renda, agem de forma coercitiva. Ora, se o trabalhador estiver precisando de fazer um dinheiro extra, pq não deixar ele decidir se quer ou não trabalhar.”

Envie seu Comentário