09 de agosto, de 2022 | 08:02

PF faz operação em Santana do Paraíso no combate de fraudes no INSS

Um dos alvos da operação Insanidade seria uma ex-candidata ao cargo de prefeito na cidade

Enviada para o portal Diário do Aço
Carro da Polícia Federal na porta de um dos alvos da Operação Insanidade, em Santana do ParaísoCarro da Polícia Federal na porta de um dos alvos da Operação Insanidade, em Santana do Paraíso

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9) a Operação Insanidade, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT). Foram cumpridos em Santana do Paraíso quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz da 11ª Vara Federal em Minas Gerais.

Descobriu-se que o grupo criminoso utilizava despachantes para recrutar pessoas com o objetivo de requerer benefícios previdenciários de amparo à pessoa portadora de deficiência. Esses benefícios eram embasados em laudos de incapacidade mental concedidos por médicos psiquiatras, com isso induzia a erro os médicos peritos do INSS.

Em algumas fraudes, pode-se identificar que essas pessoas continuavam a trabalhar e a viver sem restrições, mesmo após a concessão dos benefícios previdenciários indevidos. O prejuízo sofrido pela União com o esquema ilícito foi de mais de R$ 5 milhões, e o que foi evitado ultrapassa os R$ 34 milhões.

O trabalho de investigação, feito a partir da identificação dos benefícios fraudados, possibilitou a identificação de outros integrantes do grupo criminoso, os quais serão autuados pela prática dos crimes de estelionato qualificado e organização criminosa, cujas penas de reclusão podem chegar a 14 anos.

O nome da operação, Insanidade, faz alusão àquilo que é insensato ou insano. Essa é a forma de agir dos criminosos, pois os requerentes alegam perante a autarquia federal que possuem distúrbios mentais incapacitantes para o trabalho.

O Diário do Aço recebeu uma informação que um dos alvos investigados pelos federais em Santana do Paraíso seria uma mulher, que inclusive chegou a ser candidata ao cargo de prefeito, porém a PF não divulgou os nomes das pessoas que estão sendo investigadas na operação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bonitinho

10 de agosto, 2022 | 01:16

“Os federais deveriam investigar o município de Belo Oriente”

Paraíso do Vexame

09 de agosto, 2022 | 15:13

“Mais uma prova que o Paraíso é cheio de "cidadão de bem"... a cada semana uma novidade velha!”

Gildázio Garcia Vitor

09 de agosto, 2022 | 11:46

“E quando vão começar as investigações sobre as fraudes nos auxílios emergenciais e no atual "Bolsa Família" turbinados?”

Cidadão Paraisense

09 de agosto, 2022 | 10:27

“Apenas uma dica: Um Fusca em uma Lage é a resposta.”

Envie seu Comentário