08 de agosto, de 2022 | 18:00

Ruy Castro lança romance Os Perigos do Imperador

Reprodução
Livro mistura episódio verídico com ficçãoLivro mistura episódio verídico com ficção
Em 1876, D. Pedro II embarcou num vapor rumo aos Estados Unidos para as comemorações do centenário da Independência norte-americana e passou três meses conhecendo o país. Em “Os Perigos do Imperador”, o escritor e biógrafo Ruy Castro parte desse episódio verídico e constrói um romance eletrizante, que imagina um atentado fatal contra o monarca orquestrado por republicanos brasileiros.

Na ficção, fazem parte dessa trama o poeta Sousândrade, que à época vivia em Nova York; James O'Kelly, repórter do “New York Herald”; Deoclecio de Freitas, dono de um virulento periódico antimonarquista; e Leopoldo Ferrão, a peça-chave para a execução do plano. Além, é claro, do grande elenco da corte imperial.

Presente no livro está toda a versatilidade de Ruy Castro como escritor. Com a experiência de pesquisar e escrever biografias de personalidades e artistas brasileiros, ele reconstitui habilmente a atmosfera do Brasil e dos Estados Unidos do século XIX; como romancista, tece uma narrativa intrigante que intercala a voz do narrador com diários, cartas, reportagens e editoriais, fazendo o leitor se questionar sobre o que de fato aconteceu. Com 200 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário