07 de agosto, de 2022 | 09:33

Mostra Ecofalante de Cinema exibe 69 filmes grátis em BH

Fotos: Godfrey Reggio
Exibição celebra os 40 anos do clássico ''Koyaanisqatsi'': imagens e sons que narram impacto destrutivo do mundo moderno no meio ambienteExibição celebra os 40 anos do clássico ''Koyaanisqatsi'': imagens e sons que narram impacto destrutivo do mundo moderno no meio ambiente
A celebração dos 40 anos do clássico filme "Koyaanisqatsi", a mostra latino-americana com 34 títulos, a homenagem ao diretor e ator Jacques Perrin, o amplo panorama internacional recente, o concurso de curtas-metragens brasileiros assinados por estudantes e sessões especiais. Tudo isso faz parte do rico cardápio da Mostra Ecofalante de Cinema, que chega a Belo Horizonte, de 9 a 31 de agosto. A programação será apresentada na capital mineira simultaneamente à 11ª edição do evento, que acontece na cidade de São Paulo, até 17 de agosto.

Totalmente gratuito, a Mostra, considerada como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, ocupa as telas do Cine Santa Tereza, Sesc Palladium e do Centro Cultural UFMG e mais nove Centro Culturais Municipais de BH, exibindo 69 filmes no total, representando 26 países.

A abertura ocorreu na terça-feira (2), com a exibição de “O Território”, filme vencedor do prêmio especial do júri e do público no Festival de Sundance deste ano, numa sessão no Cine Santa Tereza (aberta ao público). O filme fala da luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau, em Rondônia, e de ativistas como Neidinha Suruí para proteger a terra indígena e a floresta da invasão por grileiros.

Homenagens
Para celebrar os 40 anos de “Koyaanisqatsi”, a Mostra Ecofalante de Cinema exibe este hipnotizante longa-metragem, um verdadeiro marco do cinema socioambiental. Lançado no Festival de Berlim, é o filme de estreia do diretor norte-americano Godfrey Reggio. Trata-se de um ensaio de imagens visuais e som que narram o impacto destrutivo do mundo moderno no meio ambiente.

Impressionou o público e a crítica por procurar trazer um retrato sobre o nosso planeta, a natureza e a civilização sem ousar dizer uma palavra. Tem grande destaque a impactante trilha musical do filme, assinada por Philip Glass, um dos compositores mais influentes do final do século 20. Reggio, posteriormente, realizou obras que continuaram essa proposta, como “Powaqqatsi” (1988), “Anima Mundi” (1991) e “Naqoyqatsi” (2002).

A Mostra Ecofalante de Cinema promove homenagem ao ator e diretor francês Jacques Perrin, falecido no último mês de abril, aos 80 anos. Conhecido pelo papel de Totó em “Cinema Paradiso” (1988), Perrin participou de mais de 130 filmes e séries ao longo da carreira, incluindo uma indicação ao Oscar por “Z” (1969). Mas ele, também, se transformou em ardoroso defensor da natureza e foi responsável por produções que encantam amplas plateias mundo afora. Todos os três longas-metragens que dirigiu e um que produziu estão incluídos na programação do evento.

Criada em 2002 e dirigida por Chico Guariba, a Mostra Ecofalante de Cinema é uma realização da ONG Ecofalante. O site oficial do festival, com informações da programação, pode ser acessado pelo endereço www.ecofalante.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário