EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

07 de agosto, de 2022 | 09:22

Viagem: Bonito é assim no nome e no presente da natureza

Considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito tem diversos atrativos naturais e oferece dezenas de passeios, com opções para todas as idades - das atividades mais contemplativas às radicais. Por isso, esse é um destino muito procurado durante todo o ano.
Fotos: Divulgação
Bonito tem diversos atrativos naturais e oferece dezenas de passeios com opções para todas as idadesBonito tem diversos atrativos naturais e oferece dezenas de passeios com opções para todas as idades


O inverno na região corresponde à época da seca, com dias ensolarados e uma temperatura média de 25°C. Apenas as noites costumam ser mais frias. Com menos chuvas, os rios, os lagos e as piscinas naturais de Bonito atingem o grau máximo de limpidez. Para quem gosta de natureza, esportes e aventura, este é destino certo e o cenário justifica o nome da cidade situada no estado do Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste.

A flutuação é uma das práticas mais interessantes na visitaA flutuação é uma das práticas mais interessantes na visita
Atualmente, Bonito é reconhecida pelas suas manifestações culturais, tais como teatro, música, artes plásticas, festas típicas, dentre outras formas de expressar a cultura de um povo simpático. Mas a região começou a se destacar no Brasil e no mundo pelas suas características de rara beleza natural, assim como a forma profissional de condução do sistema turístico em harmonia com a própria natureza.

Contando com uma bem-organizada infraestrutura para atender ao visitante, vale à pena conhecer algumas das atrações que a natureza da região oferece. Mesmo no inverno, não é preciso se preocupar com a temperatura da água. Para a flutuação na Nascente Azul - considerada a mais bonita do destino, com águas incrivelmente cristalinas e tom de azul turquesa -, os visitantes recebem roupas de neoprene, que ajudam a manter o corpo aquecido. Além disso, a temperatura da água na nascente, onde a atividade começa, permanece em agradáveis 23°C o ano inteiro.

Museu Subaquático de Bonito: único do mundo em água doceMuseu Subaquático de Bonito: único do mundo em água doce
Para quem quer mergulhar, uma das atrações é o Museu Subaquático de Bonito, único do mundo em ambiente de água doce, instalado no lago da Nascente Azul, com cerca de 4 mil m². Na atual exposição, as estátuas submersas tratam de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. Para ver essas obras de perto, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro, que, por ser realizado em um ambiente controlado, não requer cursos ou certificados prévios e é indicado inclusive para iniciantes.

Outra opção é a Lagoa Misteriosa, onde também acontece a flutuação, além do mergulho com cilindro para os mais aventureiros. Trata-se de uma caverna alagada com águas cristalinas, cuja real profundidade ainda é desconhecida. Há ainda o Abismo Anhumas, com incríveis formações geológicas e um lago subterrâneo de águas cristalinas que atinge 80 metros de profundidade.

Além do mergulho, Bonito oferece diversas atividades de aventura para quem quer passeios com emoção, como boia cross, arvorismo, trilhas em quadriciclo e rapel. Trilhas são boas escolhas para quem prefere um passeio mais tranquilo e contemplativo, dando acesso a mirantes e cachoeiras. Além disso, é possível admirar a diversidade da flora e da fauna locais em cenários perfeitos para fotos. Visitas a cachoeiras, também, são passeios imperdíveis, encontrados em diferentes localidades da região.

O complexo da Nascente Azul tem tirolesa e oferece vista deslumbrante para a natureza da regiãoO complexo da Nascente Azul tem tirolesa e oferece vista deslumbrante para a natureza da região
Um dos cenários mais famosos de Bonito, a Gruta do Lago Azul é uma enorme caverna que encanta pelo lindo espelho d’água de um tom azul intenso. O local guarda incríveis formações geológicas e vestígios de animais de origem pré-histórica. A visita é apenas contemplativa, pois não é permitido entrar na água. Vale conhecer, também, as grutas de São Miguel e São Mateus.

O turismo em Bonito é muito organizado e tudo é feito com a máxima preservação da natureza, por isso cada passeio tem número máximo de visitantes. Assim, o ideal é fazer as reservas com antecedência. Conforme lei municipal, na visitação dos atrativos turísticos é obrigatório o acompanhamento de guia de turismo local credenciado pela Embratur e cadastrado na prefeitura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário