05 de agosto, de 2022 | 18:16

Poemas reunidos sobre confissões do “eu feminino”

Divulgação
Em seu livro, Ana Carolina Francisco relata experiências pessoaisEm seu livro, Ana Carolina Francisco relata experiências pessoais
Nas palavras de Drummond, poesia não é sobre entender, mas sim viver. É com essa premissa que a carioca Ana Carolina Francisco lança seu primeiro livro, “Corpos, fendas e fronteiras”, pela editora Letramento. Trata-se de coletânea de poemas que abordam desde o primeiro coração partido até a aceitação do próprio corpo.

Com a proposta de trazer confissões sobre o feminino, a escritora compartilha sua própria história. “Muitos desses poemas, eu escrevi como conselhos pra mim mesma. São relatos de experiências que talvez ressoem em outras mulheres, como primeiras paixões, descobertas sexuais, medos e inseguranças”, relata a autora.

Em cinco capítulos que podem ser lidos como pequenos ensaios temáticos, “Corpos, fendas e fronteiras” narra a jornada de uma menina-mulher ao se entender como um ser de voz ativa. Escritos depois de sessões de terapia, ligações com amigas, no guardanapo de um café da esquina e no meio-fio com uma lata de cerveja vazia, os poemas são registros sinceros de conflitos cotidianos no campo afetivo, sexual, político e cultural.

O livro foi escrito ao longo de seis anos, nos quais a autora morou nas cidades de Rio de Janeiro, Liverpool e Los Angeles, onde passou por diferentes experiências pessoais e culturais e aprendeu mais sobre si mesma e em como criar uma voz ativa. Para Ana Carolina, a principal mensagem do livro é simples, mas ao mesmo tempo algo difícil de realizar.

“É sobre ir atrás dos nossos desejos. Muitas vezes deixamos de fazer algo baseado no medo e quando a gente reprime essa vontade, é como se perdêssemos uma parte da nossa essência. Então, as minhas poesias são sobre reconhecer e externar a própria voz, e criar esse espaço de união”, finaliza.

Publicado pela editora Letramento, o livro já está disponível em sua versão física e digital. Para saber mais sobre a escritora ou adquirir sua cópia do livro, acesse https://www.editoraletramento.com.br/produto/corpos-fendas-e-fronteiras.html.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário