06 de agosto, de 2022 | 08:30

Cursinho gratuito preparatório para o Enem está com matrículas abertas em Ipatinga

Arquivo pessoal
Reny Batista acompanhada de alguns alunos que estão matriculados no cursinho em 2022 Reny Batista acompanhada de alguns alunos que estão matriculados no cursinho em 2022

A Educafro – Núcleo Atitude, localizada no bairro Bethânia, em Ipatinga, está com matrículas abertas para o segundo semestre de 2022. São ofertadas 15 vagas para aqueles estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não tem condições financeiras de arcar com um cursinho particular.

A Organização Não Governamental (ONG) responsável pelo projeto do cursinho popular chegou a Ipatinga em 2009 e, desde então, já provocou um impacto significativo na vida de muitos jovens. De acordo com a professora e coordenadora do Educafro no município, Reny Batista, cerca de 500 alunos passaram pelo cursinho. “Mais de 100 alunos foram aprovados em alguma Universidade Federal”, compartilhou orgulhosa.

O objetivo principal do trabalho é garantir que jovens de baixa renda tenham acesso à preparação para o pré-vestibular de forma gratuita. Para isso, a ONG conta com a dedicação voluntária de professores. “Não temos verba, todo o trabalho é voluntário, contamos com a ajuda de doações”, explicou Reny.

Aulas

As aulas do cursinho são realizadas em uma sala do Instituto Gira-Ser, localizado na avenida Alberto Giovannini, 130, no Bethânia. Os encontros são promovidos de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Em alguns feriados e fins de semana, também são organizados aulões.

O curso contempla o conteúdo obrigatório exigido no Enem e se destaca também pelo bom resultado das redações. “A médias das notas na redação dos nossos alunos no Enem são de 850. Temos resultados bons”, declarou a coordenadora.

Inscrição

O Núcleo Atitude está ofertando 15 vagas para os estudantes que querem se dedicar para essa reta final rumo ao Enem. Desde março, 20 alunos têm acompanhado as aulas, e agora, mais 15 alunos vão poder integrar o grupo nesse “intensivão”. As inscrições vão até o dia 15 deste mês, por meio de um link que está na bio do Instagram @educafroipatinga.

Para se inscrever o estudante precisará, basicamente, atender a um critério: o financeiro. “O cursinho é para os filhos da classe trabalhadora de renda baixa, para quem não tem condições de pagar e que tenha o desejo, de verdade, de fazer o Enem”, informou Reny.

Importância da nota

Vale lembrar que é justamente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio que garante ao estudante a oportunidade de ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou em faculdades particulares, com o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Crença no projeto

Com o propósito de que, cada vez mais, a população humilde tenha acesso às oportunidades, os professores continuam firmes acreditando no projeto. “Na sociedade nada vai mudar se não for pela educação. Não acreditamos em outros passos”, concluiu Reny.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

07 de agosto, 2022 | 18:09

“Sr. Trabalhador, Paulo Freire, um dos maiores pedagogos/educadores da Terra, que ainda assusta muita "gente de bem", disse: "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".

Obrigado Jaqueline!”

Jaqueline

07 de agosto, 2022 | 17:20

“Muita garra e muito sucesso no Enem para os alunos do Educafro, que este trabalho possa atender ainda mais pessoas. E para o Trabalhador: ´
E melhor um peão de obra nos EUA educado do quê um analfabeto aqui. E não são só formados, temos perdido cientistas e pesquisadores (formadores) devido as políticas deste desgoverno que nos domina atualmente.
Em tempo conheço alguns formados aqui que consegue trabalhar em suas formações fora, não é fácil, mas é possível.
Claro precisa de progresso econômico para absorver mão de obra.”

Trabalhador

07 de agosto, 2022 | 14:31

“Os formados aqui da região estão indo para os EUA trabalhar na obra.
Educação não transforma vidas sem desenvolvimento econômico.”

Gildázio Garcia Vitor

06 de agosto, 2022 | 10:44

“Parabéns a todxs que têm contribuído para manter, desde 2009, o núcleo da Educafro em Ipatinga. E um agradecimento especial à Professora e Historiadora Marilene Tuler, que, por acreditar na utopia do possível, trouxe para Ipatinga a Educafro, onde consigo colocar em prática parte dos meus sonhos, alguns utópicos, de uma sociedade mais justa e igualitária. OBRIGADO minha grande Mestra!”

Envie seu Comentário