05 de agosto, de 2022 | 01:00

Brincadeiras de criança de graça na região

Cia. Circunstância, de BH, apresenta espetáculo que valoriza o circo, o teatro de rua e a palhaçaria

Fotos: Lina Mintz
Grupo é formado por cinco artistas de BH que se dedicam a levar diversão e alegria ao públicoGrupo é formado por cinco artistas de BH que se dedicam a levar diversão e alegria ao público
Pique-pega, pega-pega e apanhada. Amarelinha, pular corda, cabra cega e muitos outros. Os nomes podem até variar de região para região, mas a brincadeira segue a mesma, fazendo parte da infância dos brasileiros. E são essas brincadeiras de rua, que, mesmo com toda tecnologia, continuam divertindo e fazendo parte do desenvolvimento dos pequenos, que a Companhia Circunstância traz ao Vale do Aço: nesta sexta-feira (5), em Coronel Fabriciano, e sábado (6), em Timóteo, sempre com duas apresentações gratuitas em cada cidade, com apoio das prefeituras locais.

Além disso, no domingo (7), haverá duas apresentações nos corredores do Trem da Vale, que sai da Estação Mário Carvalho, em Timóteo, e vai até a Estação Frederico Sellow, no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente. A programação inclui exibições, também, em Bela Vista de Minas, Governador Valadares, Tumiritinga, Conselheiro Pena, Resplendor e Antônio Dias.

O espetáculo Brincadeira de Criança tem a duração de, aproximadamente, 45 minutos e conta a história de um garoto que só queria jogar videogame na sua festa de aniversário, enquanto seus convidados estavam entediados pois não tinham brincadeiras. A série de apresentações é realização do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituo Cultural Vale, que mantém parceria com instituições públicas e privadas, apoia e desenvolve projetos de proteção e de fomento aos bens culturais.

Brincadeiras de criança são patrimônios da cultura popular, na opinião da Cia. CircunstânciaBrincadeiras de criança são patrimônios da cultura popular, na opinião da Cia. Circunstância
Patrimônios
Formada por cinco artistas de Belo Horizonte que têm em comum a arte do palhaço, a Cia. Circunstância está há 18 anos levando o riso e a alegria em apresentações que unem o circo, o teatro de rua e a palhaçaria. Na opinião do grupo, “as brincadeiras de criança são patrimônios da cultura popular que perderam espaço para as novas tecnologias, mas continuam sendo extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças, estimulando as relações sociais e afetivas, integrando as crianças e proporcionando momentos de lazer de fácil acesso a todos, além de estimular o corpo e a mente”.

“O brincar e o movimentar são a vida da criança, tão importantes quanto comer e dormir. É brincando e se movimentando que a criança se descobre e se conecta com a realidade de como o mundo funciona! É ali, entre o pega-pega e o esconde-esconde, que a criança experimenta, imagina, cria, inventa e aprende sobre si mesma, toma consciência de seu corpo, de suas habilidades e competências. É ali que ela aprende sobre o funcionamento das coisas, sobre as relações, sobre as emoções. A brincadeira é o mundo delas! E que mundo bom! Por isso, com o brincar não se brinca. O brincar não é o tempo que resta, o brincar é o tempo que fica”, afirma Ana Biagioni, “educadora e estudiosa das infâncias, do brincar livre e da motricidade livre”.

SERVIÇO
Brincadeira de Criança (Coronel Fabriciano)
Sexta-feira, 5/8, a partir de 10h
Local: Escola Municipal Said Albeny

Brincadeira de Criança (Timóteo)
Sábado, 6/8, a partir de 8h
Local: Praça 1º de Maio
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário