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04 de agosto, de 2022 | 15:40

Motoristas da região poderão gastar quase R$ 80 com pedágios em viagem de ida e volta para BH

O projeto prevê que cinco praças de pedágio poderão ser instaladas

Divulgação
O projeto de concessão da BR-381 prevê que cinco praças de pedágio poderão ser instaladas O projeto de concessão da BR-381 prevê que cinco praças de pedágio poderão ser instaladas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na quarta-feira (3), a audiência pública para tratar sobre a concessão da BR-381. Na oportunidade, foi apresentado o projeto, no qual consta cinco praças de pedágio ao longo da rodovia, de Governador Valadares até Belo Horizonte, com tarifas que variam entre R$ 10,79 e R$ 13,80.

O projeto prevê que cinco praças de pedágio poderão ser instaladas nos seguintes municípios: Caeté (R$ 13,80), João Monlevade (R$ 11,52), Jaguaraçu (R$ 13,40), Belo Oriente (R$ 10,79) e Governador Valadares (R$ 11,24). Com isso, um motorista poderá gastar com pedágios, numa viagem de ida e volta entre Ipatinga e Belo Horizonte, quase R$ 80.
Conforme o projeto, estão previstos investimentos de R$ 5,5 bilhões nos 304km da rodovia, para adequação do traçado e duplicação de alguns trechos. O prazo para tais serviços é de 30 anos.

Previsão
Segundo o projeto, no primeiro e segundo ano da concessão serão realizados os trabalhos iniciais para eliminar problemas que representem riscos e desconforto aos usuários, além da recomposição da sinalização vertical e horizontal. Do ano 3º ao ano 8º será feita a recuperação da rodovia, reestabelecendo todas as suas características originais, incluindo a recuperação estrutural de todos os seus elementos. A partir da recuperação, a rodovia passa a receber periodicamente serviços de manutenção estruturada.

Investimento em destaque
Dentre investimentos em destaque que constam no projeto, estão: três faixas por sentido de BH até a MG-434 (saída para Itabira); trechos de duplicação contínuos até Coronel Fabriciano e entre Itabira e Coronel Fabriciano; Dispositivo em desnível na entrada de Coronel Fabriciano; Correções de traçado (segurança e fluidez).

O projeto ainda prevê 132 km de duplicações, 56 km de faixas adicionais em pista dupla, 44 km de faixas adicionais em pista simples, 11 km de vias marginais, 23 travessias de pedestres, entre outros investimentos.

Audiência
A audiência pública também serviu para colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade, para concessão da BR-381, trecho com início em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG (para Sabará) até o entroncamento com a BR-116 (Governador Valadares), com extensão de 304 km.

A sessão pública ocorreu, de forma híbrida, no auditório do edifício-sede da ANTT, em Brasília (DF), e com transmissão ao vivo pelo Canal ANTT no YouTube. A sessão pública contou, ao todo, com 21 manifestações orais e mais de 150 participantes de forma remota. As contribuições escritas continuam abertas pelo Sistema ParticipANTT, até as 18h do dia 8 de agosto, próxima segunda-feira. As informações específicas sobre a matéria estão disponíveis, na íntegra, no site www.antt.gov.br - Participação Social - Audiência Pública nº 7/2022.

Adiamentos do leilão
Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, em fevereiro deste ano, o leilão de concessão das BRs 262 e 381 foi suspenso pela quarta vez. Desde novembro de 2021 era esperado que fosse realizado, mas desde então, foram seguidos adiamentos. A primeira data marcada era 25 de novembro de 2021. Depois foi programado para 20 de dezembro. Em seguida foi adiado para 7 de fevereiro de 2022 e depois para 25 do mesmo mês. Nesta última data, houve o anúncio do quarto adiamento e desde então não foi mais marcado, já que um novo edital deverá ser lançado antes, mas dessa vez, com apenas a BR-381, de modo que fique mais atrativo.

Segundo a ANTT, a BR-262 poderá receber recursos oriundos da indenização por conta do desastre ambiental ocorrido em Mariana, com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) ficando responsável pela manutenção da rodovia.

Já publicado:
Apenas BR-381 irá à leilão, enquanto BR-262 ficará de fora, confirma ANTT
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Comentários

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Flávio Barony

05 de agosto, 2022 | 15:29

“Indiscutível a necessidade de duplicação da 381, mas jogar a conta exclusivamente na conta do vale do aço e das pessoas que circulam pela rodovia é um absurdo! Isso vai inflacionar ainda mais as mercadorias, ainda mais se o pedágio dos caminhões for cobrança por eixo. Vale lembrar que R$5 bilhões para investir em 30 anos os deputados dizem não ter, mas R$6 bilhões no fundao eleitoral e fundao partidário somente em 2022 não faltou nem R$0,01. Ainda bem que a MG760 está ficando pronta pra gente fugir de algumas praças. E também vai aumentar a necessidade de fazer o contorno rodoviário da MG760. Alô povo, em outubro temos a opção de escolher parlamentares que representam o vale do aço!”

Votador

05 de agosto, 2022 | 14:10

“O dinheiro que já foi empregado é absurdo...
Falta apenas a ligação de alguns trehos já duplicados. Estão enrolando, mais uma vez, os usuários da 381!
E ainda sim o preço já começa nas alturas...
Quem acha que é melhor pagar, não deve precisar trafegar na rodovia todos os dias!
Chega de passar pano.”

Gilmar

05 de agosto, 2022 | 10:01

“Mais uma vez o poder público mostra a sua incompetência para administrar a coisa pública e joga nas costas do contribuinte a conta da sua incompetência”

Natal

05 de agosto, 2022 | 09:06

“Deveriam ter um pouco de respeito com o povo mineiro . Essa BR , as vezes é intransitável e não está pronta pra se falar em pedágio.
Era pra ser duplicado de B.H até G.V. não conseguiram fazer nem até Timóteo.
Agora os pedágios vai ficar pronto rapidinho. É do interesse deles arrecadar dinheiro desse povo sofrido.
Vamos sofrendo então.”

Erre

05 de agosto, 2022 | 06:51

“Uma coisa é pagar 80 reais com 200km de estrada duplicada, outra coisa é andar nessa estrada cheia de desvios e defeitos no asfalto nos quais estão causando congestionamento e consequentemente uma viagem bem demorada e cansativa. Fora que os acidentes continuam a todo vapor.”

Roberto Alves da Silveira

04 de agosto, 2022 | 23:23

“Mais uma vez os políticos do vale do aço, contribuindo pra sermos roubados. No maximo deveria ter 2 pedagios e mesmo assim depois da estrada pronta. Ja a quase 5 anos nao vou a bh,por conta da estrada,e melhor pagar mais caro pra chegar na minha casa do que morrer nesta merda de estrada,sem falar que e um inferno esta cidade chamada bh.obs:nasci la ta!e conheço a cidade demais.”

Bom

04 de agosto, 2022 | 20:16

“Só não entendo o porque de pedágio, sendo que funcionou até agora sem pedágio e de repente toma pedágio .
O brasil só sabe ferrar seu povo, parece que o "SISTEMA" odeia a gente, assassinam e não dá em nada.”

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