04 de agosto, de 2022 | 00:05

Programação educativa movimentada no Centro de Memória Usiminas

O Instituto Usiminas preparou uma programação para o mês de agosto com atividades da Ação Educativa que visam aproximar o público do universo das artes e da educação patrimonial e ambiental. Inspirando a busca por conhecimento e muita criatividade, as atrações são gratuitas e contam com o patrocínio da Usiminas e a realização do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac - 211736).
Divulgação
Projeto ''Tardes de Criação'' convida os participantes a explorar técnicas e vivências coletivasProjeto ''Tardes de Criação'' convida os participantes a explorar técnicas e vivências coletivas


No próximo sábado (6), às 15h30, o Centro de Memória Usiminas recebe mais uma edição do projeto “Tardes de Criação”, que convida os participantes a explorar técnicas, materialidades e vivências coletivas. Nesta edição, a atração é a “Oficina de Performance”, em que o corpo será o principal material de trabalho. A partir de instruções que apontam novos olhares para o cotidiano, os participantes vão inventar modos de ver e registrar o espaço, o tempo e o corpo, usando elementos como escrita, música e teatro.

Fotos: Warley Soares
Mais uma edição do ''Visita Noturna'' abre a programação de eventos do mês, nesta sexta-feiraMais uma edição do ''Visita Noturna'' abre a programação de eventos do mês, nesta sexta-feira
Um novo olhar sobre a paisagem noturna do prédio do Centro de Memória Usiminas é a proposta da projeto “Visita Noturna”, que acontece em nova edição nesta sexta-feira (5), às 19h. A visita é uma experiência sensorial conduzida a partir de ativações que transformam o espaço e a coleção de arte exposta no Centro de Memória Usiminas, bem como o olhar dos visitantes para as cores, os sons e os ruídos que aparecem durante o percurso.

Do aço à floresta
Na terça-feira (9), às 8h e às 14h, haverá mais duas sessões do projeto “Histórias do Aço”, com Flora Manga e Rosane Dias. Na visita guiada à usina de Ipatinga, Flora Manga apresenta a jornada por trás da produção do aço. A atividade finaliza com a oficina de pintura que usa tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço.

O Viveiro de Mudas da Usiminas é um espaço de preservação e educação ambiental O Viveiro de Mudas da Usiminas é um espaço de preservação e educação ambiental
As famílias poderão desbravar o Viveiro de Mudas da Usiminas durante o programa “Aventura no Viveiro”, que será no sábado (13), com sessões às 8h e às 14h. O Viveiro de Mudas da Usiminas é um espaço de educação ambiental e preservação do bioma típico da região, e será apresentado ao público por Flora Manga em uma visita regada com ludicidade e muitas histórias.

Mais uma atividade que celebra os 60 anos de operação da Usiminas é o “Rota 60”, que terá nova edição na manhã do sábado (27), às 8h, a partir do bairro Bom Jardim. O passeio é conduzido por dois curiosos personagens que investigam as peculiaridades de uma cidade com muitas histórias para contar. O percurso passa pela usina, pelas obras de arte públicas da cidade, pela Casa do Artesão e é finalizada no Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo.
O passeio do ''Rota 60'' mostra as peculiaridades de uma cidade com muitas histórias para contarO passeio do ''Rota 60'' mostra as peculiaridades de uma cidade com muitas histórias para contar


Formação
O curso de formação de professores deste mês traz o tema “O Ensino da arte no Brasil: experiências do movimento das escolinhas livres de artes”, com a multiartista Zaika dos Santos. O encontro será no dia 29/8 (segunda-feira), às 19h, no Centro de Memória Usiminas. Zaika dos Santos também é designer, pesquisadora e cientista/divulgadora de movimento especulativos, como Afrofuturismo, African Futurism e Afropresentismo, NFT e Ciência de Dados.
Todas as atividades são gratuitas e, para participar, os interessados podem se inscrever pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário