04 de agosto, de 2022 | 09:00

Dia dos Pais: comerciantes de Minas já estão prontos para data

Pesquisa realizada pela Fecomércio MG apurou que 69,9% das empresas estão preparadas para receber os clientes

Arquivo pessoal
Ludimila Cabral tem uma loja de presentes personalizados em Ipatinga e está empolgada com as vendas deste ano  Ludimila Cabral tem uma loja de presentes personalizados em Ipatinga e está empolgada com as vendas deste ano

Faltando menos de duas semanas para o Dia dos Pais, o comércio mineiro se mostra pronto para atender as expectativas dos consumidores que vão presentear os pais em 2022. A data, que é tradicionalmente comemorada no segundo domingo do mês de agosto, deve registrar números melhores em vendas neste ano, pelo menos é o que esperam os lojistas.

O estudo “Expectativas de vendas — Dia dos Pais 2022”, realizado pela equipe de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), revelou que a data gera um impacto positivo para 48,5% dos empresários do comércio varejista do estado.

E desse grupo, que constata na prática esse aumento nos registros, 75,6% acreditam que as vendas serão melhores em comparação ao ano passado. É o caso da comerciante Ludimila Cabral, proprietária da loja “Presentear Personalizados”, localizada no bairro Iguaçu, em Ipatinga. “Com certeza vai ser melhor. Temos uma boa expectativa, pois a loja vem numa crescente em todas as datas comemorativas”, explicou.

Motivos da expectativa

Ainda segundo o estudo, pelo menos 60,3% dos empresários que sentem o impacto positivo da data esperam melhora de até 20% nas vendas. E essa confiança dos comerciantes para o Dia dos Pais, neste ano, pode estar atrelada a, principalmente, dois motivos: o valor afetivo da data (59,6%) e o abrandamento da pandemia (22,6%).

Preparação

E para que os resultados realmente sejam bons, os lojistas estão se planejando. No quesito preparação das lojas para a data, o índice também foi positivo. De acordo com a pesquisa, 69,9% das empresas apontaram que estão preparadas para as vendas do Dia dos Pais.

Ludimila, que trabalha com os presentes personalizados em Ipatinga, compõe esse grupo e disse que se organiza com antecedência para atender vários públicos. “Pelo menos um mês antes nos programamos para criarmos e trazermos novidades. Temos camisa pai e filho, presente para o pai que gosta de cerveja, kit escritório para o pai que é empresário, kit para o pai que gosta de café”, detalhou.

Demanda

Desde a semana passada, a lojista já tem atendido clientes à procura do presente para o pai. Mas é claro, ela também se planeja para as vendas de última hora, a pronta-entrega.

Nessas datas especiais, como Dia das Mães e Dia dos Pais, a loja de Ludimila ainda atende à demanda de escolas, empresas e igrejas, que sempre compram brindes para presentear os homenageados.

Ações

Por fim, a pesquisa realizada pela Fecomércio MG, entre os dias 14 e 21 de julho, apontou também quais ações serão adotadas pelos lojistas para atrair o consumidor. Três delas ganharam destaque no levantamento: promoções/liquidações (56,9%), propaganda (54,8%) e diversidade do mix de produtos (31,0%).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário