03 de agosto, de 2022 | 08:00

Vale do Aço gerou 5.120 empregos no primeiro semestre do ano; Ipatinga segue liderando com maior oferta de vagas

De acordo com os resultados, o setor de Serviços e a Construção Civil puxaram o emprego na região de janeiro a junho de 2022

Arquivo DA
O setor de Construção Civil foi um dos responsáveis por impulsionar o número de empregos na região de janeiro a junho de 2022O setor de Construção Civil foi um dos responsáveis por impulsionar o número de empregos na região de janeiro a junho de 2022
(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
Com a divulgação dos resultados de junho do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Observatório das Metropolizações Vale do Aço, instalado no IFMG Ipatinga, consolidou os dados do mercado de trabalho dos seis primeiros meses (janeiro a junho) de 2022.

No total, foram gerados 5.120 empregos com carteira assinada em toda a Metropolização, sendo 2.877 novas vagas na Região Metropolitana oficial (RM), 4.718 na Região Metropolitana Expandida (RME) e 402 no Colar Metropolitano Contraído (CMC), de acordo com a tabulação e os cálculos do geógrafo William Passos, que também integra a Rede Observatórios do Trabalho, do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho do Ministério.

Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo integram a RM. Já a RME é formada por estes municípios mais Belo Oriente e Caratinga, enquanto o CMC é integrado por Açucena, Antônio Dias, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Córrego Novo, Dionísio, Dom Cavati, Entre Folhas, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo d'Água, São João do Oriente, São José do Goiabal, Sobrália e Vargem Alegre.

Região Metropolitana Expandida
De acordo com os resultados, o setor de Serviços e a Construção Civil puxaram o emprego na região de janeiro a junho de 2022, gerando 4.161 postos com carteira assinada somente na RME. No caso dos Serviços, o subsetor Informação, Comunicação, Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas, no qual se concentram, entre outras atividades, corretoras imobiliárias e serviços de escritório e apoio administrativo, foi o responsável pela abertura de 1.181 novas vagas com assinatura em carteira, enquanto na Construção Civil, subsetores Obras de Infraestrutura e Construção de Edifícios, abriram 1.696 novos postos de trabalho formais.

No recorte municipal, Ipatinga e Belo Oriente lideraram a geração de empregos formalizados, abrindo 3.855 vagas com carteira assinada no primeiro semestre. Ipatinga abriu 2.472 novas oportunidades e Belo Oriente, na RME, criou 1.383 novas vagas. Coronel Fabriciano formalizou 492 novos contratos e Santana do Paraíso gerou saldo de 134. Ainda na RME, Caratinga abriu 458 novas vagas. Somente Timóteo, que registrou saldo líquido negativo de 221 novos empregos, não conseguiu criar novas oportunidades.

Colar Metropolitano Contraído
No CMC, a geração de novos empregos formais dobrou de maio para abril (de 67 para 124), mantendo o mesmo patamar de junho para maio (mais 126 novos contratos formalizados). Com isso, o saldo de vagas no acumulado no primeiro semestre alcançou 402 novos empregos formais entre os 22 municípios de economia menos dinâmica no Vale do Aço.

Para o geógrafo William Passos, o desempenho dos municípios do CMC segue surpreendendo. “Como se tratam de municípios com economia pouco dinâmica e muita ocupação informal, com destaque para o trabalho autônomo ou por conta própria, e altamente dependentes das prefeituras, o resultado, extraordinariamente positivo, segue surpreendendo e tem muito para ser comemorado. Nestes municípios, os empregos com carteira assinada e direitos trabalhistas ajudam a aumentar a arrecadação tributária não apenas das próprias prefeituras, mas também do estado e do país como um todo”.

Com estes resultados, ao fim de junho de 2022, apenas os quatro municípios da RM somavam 102.601 trabalhadores formais. Os seis municípios da RME contabilizavam 129.132 contratos com carteira assinada e os 22 municípios do CMC agregavam 9.978 registros trabalhistas formalizados. Com isso, o mercado de trabalho do Vale do Aço passou a totalizar, com o encerramento do sexto mês do ano, 139.110 trabalhadores com carteira assinada e todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Brasil e Minas
Com saldo positivo de mais 277.944 vagas somente em junho, o Brasil manteve a trajetória de recuperação de empregos com carteira assinada, retomada em janeiro de 2022. Ao todo, o país acumulou 1.334.791 novos postos de trabalho formais no primeiro semestre, impulsionados pelo setor de Serviços, que formalizou mais 788.488 novas contratações. No total, o país encerrou o mês de junho com 42.013.146 brasileiros trabalhando com carteira assinada.

Por sua vez, após a desaceleração na criação de novas vagas nos meses de março e abril, Minas Gerais manteve a retomada, iniciada em maio, na criação de novos postos de trabalho formais. Somente em junho, o estado criou mais 31.092 empregos com carteira assinada, alcançando um saldo de 140.319 novas vagas ao fim do primeiro semestre. Impulsionado também pelo setor de Serviços, que formalizou mais 77.358 novos contratos, o estado finalizou o sexto mês deste ano empregando com carteira assinada e todos os direitos assegurados pela CLT um total de 4.447.261 mineiros.

Números ainda não consolidados
Entretanto, como lembra William Passos, é importante ponderar que os números apresentados não estão consolidados. “As empresas têm até 12 meses para fazer a declaração do Caged fora do prazo. À medida que essas informações vão chegando, o Ministério do Trabalho e Previdência vai atualizando os meses para trás. Os números consolidados só sairão mesmo no segundo semestre do ano que vem. No entanto, as diferenças de resultados entre os números divulgados mensalmente e a consolidação não costumam ser significativas, embora seja possível uma alteração de maior proporção”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viewer

03 de agosto, 2022 | 08:41

“Parabéns para o Governo Federal e para a prefeitura de Ipatinga pelos excelentes resultados.”

Envie seu Comentário