02 de agosto, de 2022 | 08:00

Convocação dos mesários da comarca eleitoral de Ipatinga será por WhatsApp

Arquivo DA
Dentre as funções do mesário estão identificar os eleitores e autorizá-los a votar, além de outras Dentre as funções do mesário estão identificar os eleitores e autorizá-los a votar, além de outras

Nesta semana começa a ser feita a convocação dos mesários da comarca eleitoral de Ipatinga, que trabalharão nas eleições gerais. E neste ano, a convocação é realizada pelo aplicativo WhatsApp. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza. O primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro.

Conforme o chefe do cartório, nesta semana terá início os disparos das cartas de convocações pelo WhatsApp, que inclui todas as informações úteis para o mesário, como dia e hora que deve comparecer no dia da votação e as atribuições da função que irá exercer. “A pandemia de covid-19 nos forçou a utilizarmos mais a internet, então nós faremos a convocação neste ano pelo WhatsApp. E o treinamento é todo virtual também, via aplicativo e pelo site da Justiça Eleitoral”, afirmou.

Orientação

Segundo Leonardo Souza, na carta de convocação que o mesário receber, terá uma orientação para acessar o treinamento necessário para trabalhar nas eleições. “Aqueles que atingirem o índice mínimo que o treinamento exige, conseguirá concluir com êxito e terá direito aos dias de folga por estarem à disposição da Justiça Eleitoral. É um treinamento muito elaborado e bem feito”, ressaltou.

Funções

Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia das eleições, estão: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas; 1º ou 2º mesário; 1º ou 2º secretário e suplente. Cabe a eles também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir os trabalhos de votação.

Prazo

Desde que se encaixem nas exigências da Justiça Eleitoral, os eleitores podem se inscrever como mesário voluntário até esta quarta-feira (3) no cartório eleitoral em que estiver inscrito, ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais do estado que o eleitor possui domicílio eleitoral. A inscrição não confirma a nomeação de imediato, o eleitor deve aguardar a convocação oficial para ter certeza se será mesário ou não.

Vantagens

O mesário convocado ou voluntário terá como vantagens dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário; requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem a promoção de cargo; pode ser adicionado como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.

Exceções

Os eleitores menores de 18 anos de idade e os que não possuem a situação regular com a Justiça Eleitoral não podem compor a mesa receptora. Mas existem outros eleitores específicos que também são impedidos de ser mesários: os candidatos, seus cônjuges e parentes até o segundo grau (mãe, pai, filho, filha, avô, avó, neto, neta, irmão e irmã), mesmo que por afinidade (sogro, sogra, genro, nora, cunhado e cunhada); os membros dos diretórios de partidos que exerçam função executiva; os agentes e autoridades policiais, assim como funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Mateus de Souza

03 de agosto, 2022 | 08:22

“O pagamento do dia de serviço será depois do espediente ou será no início ?
de graça só relógio trabalha .”

Envie seu Comentário