28 de julho, de 2022 | 08:53

Homem escapa do 'golpe do nude', por pouco

Reprodução
Quadrilha usa identidade funcional de policial civil para tentar, de novo, aplicar o golpe que começa com a troca de fotos Quadrilha usa identidade funcional de policial civil para tentar, de novo, aplicar o golpe que começa com a troca de fotos

Um leitor, de 30 anos, procurou o jornal Diário do Aço esta semana, para relatar que escapou, por pouco, do “golpe do nude”. Conforme contou, tudo começou quando na manhã do dia 25 de julho de 2022 quando uma jovem chamada Mirella, usuária do aplicativo de namoro Gospellove, enviou uma mensagem pelo aplicativo. “Trocamos WhatsApp e, na tarde do mesmo dia começamos a nos falar. Foi quando ela começou, insistentemente, querer enviar fotos. Com essa insistência fizemos as trocas das fotos e nos falamos até as 22h30”, detalha.

A vítima, que mora em Varginha, no Sul de Minas, não sabia, mas àquela altura ele já estava na mira de uma quadrilha, do Rio Grande do Sul, que se especializou em aplicar golpes usando-se da chantagem para extorquir as pessoas.

Como sempre ocorre nessa modalidade de estelionato, no dia seguinte ao “namoro” por WhatsApp, por volta de 8h30 ele passou a receber mensagens via Whatsapp de um homem que se identificou como João Carlos Pinto de Abreu, que disse ser Delegado de Polícia Civil em Porto Alegre (RS). O homem usa uma identidade funcional da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, totalmente fora dos padrões.

“O homem enviou várias mensagens com artigos de Código Penal alegando que a jovem com quem eu tinha conversado e que disse ter 18 anos, na verdade seria uma adolescente e que eu tinha cometido crimes graves. Usando uma conta com a insígnia da Polícia Civil, ele passou a fazer seguidas ligações telefônicas anunciando que iria abrir um inquérito contra mim, por envolvimento com a suposta menor de idade”, detalhou.

A vítima acrescenta passou a desconfiar que se tratava de um golpe, pois se fosse realmente a polícia não iria avisar a um suspeito a respeito de uma investigação em andamento. Ao pesquisar a respeito do caso, o leitor conta que chegou a várias notícias sobre o golpe do nude, dentre elas a matéria intitulada: “Homem é vítima de ‘golpe do nude’ e perde R$ 90 mil”, publicada pelo jornal no dia 30 de abril deste ano.

Enquanto isso, o golpista insistia nas mensagens: “Vou já estar expedindo sua prisão preventiva. Estou aqui para lhe ajudar com essa situação. O senhor quer me ligar para melhor entender e poder resolver?”, diz uma das mensagens enviadas pelo falso delegado.

Os golpes aplicados pelas quadrilhas já fizeram dezenas de vítimas. A dinâmica é sempre essa. Primeiro uma mulher faz contato com um homem, depois da troca de fotos nuas e eróticas surge um suposto policial, alega que a mulher era uma adolescente e, em seguida, vem a extorsão em dinheiro para “não dar seguimento ao inquérito”. É golpe, não pague nada e bloqueie os contatos, orienta a polícia.

Alerta

O verdadeiro comissário Abreu, da Polícia Civil de Vacaria (RS) já gravou um vídeo em que falou acerca da situação. "Estão utilizado da minha imagem e do símbolo da Polícia Civil do Rio Grande do Sul para tentar extorquir as pessoas em todo o Brasil. Usam minha foto e de outros policiais. Fiquem alertas, não caiam no golpe e registrem o boletim de ocorrência", afirma o verdadeiro comissário Abreu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carla Gomes

28 de julho, 2022 | 12:29

“?timo para pegar esses manés que ficam atrás de mulher na internet, enquanto deixam de lado suas namoradas ou esposas esposas. Kkkkk eu acho é bão.”

Andarilho

28 de julho, 2022 | 11:41

“Mas e aí.?
Prendeu o golpista.?
Sabe quem é ele. Tem como saber de onde é.?
Vamos ficar ligado”

Envie seu Comentário