28 de julho, de 2022 | 07:20

Michele Kanitz, o toque feminino de qualidade na comissão técnica do Ipatinga

Ela é auxiliar técnica e analista de desempenho na equipe comandada pelo técnico Jorge Castilho

Waldecy Castro
A competência ao atuar como auxiliar de campo e analista de desempenho é a marca de Michele Kanitz  A competência ao atuar como auxiliar de campo e analista de desempenho é a marca de Michele Kanitz

Uma das novidades na campanha do Ipatinga Futebol Clube nesta temporada no Módulo B do Campeonato Mineiro é a presença de uma mulher em sua comissão técnica, cujo trabalho é elogiado por todos os companheiros de comando do clube, bem como os jogadores. Trata-se da gaúcha Michele Aline Kanitz, 31 anos, envolvida diretamente com o futebol há uma década e com passagens por diversos clubes de futebol profissional masculino e feminino do país e também com uma experiência no exterior. Ela é auxiliar técnica e analista de desempenho na equipe comandada pelo técnico Jorge Castilho.

Michele, que se notabiliza pela desenvoltura, facilidade em se comunicar e destaca-se também por ser extremamente comprometida com as atividades diárias (e nos dias de jogos) do clube, foi indicada ao presidente Nicanor Pires desde a temporada passada, porém somente este ano cumpriu-se o objetivo de integrar as hostes ipatinguenses. Ela é natural da pequena Muçum-RS, porém está radicada desde criança, juntamente com os pais Sandra e Claudiomiro Kanitz, em Santa Cruz do Sul, onde também iniciou sua carreira nas categorias de base de um clube local.

Licença A da CBF
Michele Kanitz é graduada em Educação Física em seu estado, especializou-se em futebol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e já possui a licença A da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que lhe dá o direito de treinar qualquer equipe profissional, de qualquer divisão, do futebol brasileiro. No futebol masculino, já trabalhou, além do clube de sua cidade, no Igrejinha, que disputa a 3ª Divisão do Campeonato Gaúcho, no Guarani de Campinas, no Metropolitano-SC e na Inter de Limeira. Tem outras experiências no futebol feminino, como na Ferroviária de Araraquara, Corinthians e na seleção do Equador.

A paixão pelo futebol vem de família, por meio dos pais, que acompanham o esporte desde sempre. Outra curiosidade é que ela possui um irmão, Vinícius Kanitz, analista de desempenho, que acaba de subir para a 1ª Divisão do futebol gaúcho atuando na comissão técnica do Avenida, clube de Santa Cruz do Sul.

Maior desafio
Michele Kanitz aponta como maior desafio da carreira o trabalho no Ipatinga, onde chegou às vésperas do Módulo B e havia a possibilidade de o clube sequer inscrever os jogadores e desistir da competição, deixando, inclusive, de honrar o compromisso financeiro assumido previamente com ela.

“Aprendi muito com este trabalho desafiador aqui no Ipatinga. Era inimaginável chegar no estágio em que estamos a esta altura da competição, disputando o acesso. Tudo foi muito diferente, um aprendizado por dia. Conseguimos tocar o trabalho com um grupo de jogadores que entendeu bem o propósito e a seriedade de nossa missão. Formou-se uma equipe e conseguimos - comissão, diretoria e jogadores - reverter com muita dedicação e profissionalismo a situação que se apresentava como quase impossível. Todo esse empenho fez a diferença”, pontuou.
Waldecy Castro
A sintonia com a comissão técnica do Tigre é um dos pontos fortes para que o time desse a volta por cima numa temporada iniciada com enorme incerteza  A sintonia com a comissão técnica do Tigre é um dos pontos fortes para que o time desse a volta por cima numa temporada iniciada com enorme incerteza

Sobre ser a única mulher trabalhando num universo predominantemente masculino, afirma que consegue se adaptar. “Faz parte do meu trabalho saber conviver num universo predominantemente masculino. Foco no meu trabalho diário, com muito profissionalismo. O respeito aqui é e deve ser mútuo, daqui pra lá e de lá pra cá”, afirma ao se referir ao grupo de jogadores.

E conclui dizendo que vê o desfecho dessa missão no Tigre com um misto de alegria e de certa tristeza, “pois semana que vem já estaremos todos longe daqui, com CT deserto, cada um em destinos diferentes, depois de constituírmos uma família unida e com propósitos comuns; mas é a realidade do mundo da bola, é assim a vida”, diz Michele Kanitz.

Além do técnico Jorge Castilho e de Michele Kanitz, integram a comissão técnica do Tigre: o também auxiliar técnico Fábio Pantoja, o preparador físico Pedro Henrique Soares de Souza, o preparador de goleiros Hugo Rodrigues, o auxiliar de preparação de goleiros Renan Cristian, o supervisor Pedro Henrique Souza e o massagista José do Egito Silva (Buiú).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário