23 de julho, de 2022 | 07:30

Faltam 19 quilômetros para a conclusão da pavimentação da MG-760 e MG-320

A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG)

Divulgação
A previsão para a conclusão das obras é junho do ano que vemA previsão para a conclusão das obras é junho do ano que vem

Uma promessa antiga e muito aguardada pela população do Vale do Aço, a pavimentação da MG-760, que inclui o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e à BR-262, avança cada vez mais. Dos 57 quilômetros que serão pavimentados, cerca de 33 já foram concluídos, ou seja, faltam ainda 19 quilômetros. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Quando concluídas, as rodovias vão favorecer as atividades econômicas da região, interligando cidades do Vale do Aço e da Zona da Mata mineira, além de oferecer um acesso mais rápido ao Parque Estadual do Rio Doce (Perd). Vale ressaltar que um trecho da MG-320, de cerca de oito quilômetros, que também será pavimentado, é que faz a ligação entre a MG-760 e BR-262. O investimento total é da ordem de R$ 179 milhões.

Contorno
A expectativa, agora, é que avance a discussão para a construção do contorno rodoviário de Timóteo, que interligará a MG-760 à BR-381, via bairro Limoeiro, uma vez que o traçado urbano da rodovia, no bairro Ana Rita, não suporta o tráfego rodoviário que deverá ser intensificado quando a rodovia estiver totalmente pavimentada.

Em andamento
Nota enviada ao Diário do Aço pelo DER-MG informa que a pavimentação está em andamento na MG-760 e MG-320, no trecho que vai da BR-262 ao entroncamento de São José do Goiabal e segue até o distrito Cava Grande, em Marliéria, no Vale do Aço. “Dos 57 quilômetros presentes neste segmento, 38 quilômetros já se encontram pavimentados”, afirmou.

Previsão
O DER-MG também ressaltou que no atual contrato, a previsão inicial para a conclusão das obras é junho do ano que vem. “Para esta estimativa, é preciso levar em conta que, além do asfaltamento, também estão sendo realizados serviços de drenagem, terraplenagem e reforma e alargamento das pontes ao longo do trecho. Já as sinalizações horizontal e vertical estão sendo feitas por etapas, à medida que os trabalhos de pavimentação vão sendo concluídos”, explicou.

Promessa antiga
Os recursos para a obra são provenientes de um acordo com a Fundação Renova, como compensação pelos danos causados com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015. O acordo permitiu que a obra, que teve uma parada em novembro de 2018 por falta de recursos, fosse retomada em abril de 2021. Desde então, o asfaltamento que tinha parado no povoado de Santo Antônio da Mata avançou.

Ordens de serviço
A primeira ordem de serviço para a pavimentação da MG-760 foi assinada nos anos 1980, pelo então govenador Newton Cardoso, porém, a obra acabou parando. Em 2013, Antonio Anastasia (PSDB) assinou novamente a ordem de serviço, que foi suspenso por causa de adequações ambientais. Já em julho de 2017, o então governador Fernando Pimentel (PT) assinou a terceira ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da rodovia que liga as regiões do Vale do Aço e da Zona da Mata, entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, e São José do Goiabal. Desde então, a obra já foi paralisada e retomada algumas vezes, sendo esperada com muita expectativa pela sociedade.
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Comentários

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Moacir Gonçalves Filgueiras

24 de julho, 2022 | 21:46

“Entretanto, ainda não concluíram outra rodovia de Caratinga a Ipanema. Há mais de 25 anos este projeto é entregue ao povo de forma fracionada a cada eleição que se aproxima. É um absurdo promoverem o atraso econômico de uma região, destinando recursos para obras que nunca se concretizam.”

Paulo

23 de julho, 2022 | 13:15

“Tem que mudar sim , a copasa está ultrapassada , possui muitas pessoas que passaram no concurso público, poderia muito bem usar essas pessoas como funcionários e melhorar a qualidade do serviço, mas a copasa prefere terceirizar os serviços com uma mão de mão barata e desqualificada por um preco bem mais inferior”

Guilherme

23 de julho, 2022 | 09:21

“Esse prefeito não faz ideia da possível cag***** que está fazendo. Nossos serviços de água e esgoto não são 100%, mas atende de forma muito bem. A Copasa tem toda a estrutura pronta, todo o conhecimento das estruturas subterrâneas da cidade, estação de tratamento de água e esgoto, que ser não estou enganado, são de propriedade da Copasa e não do município. A troca da empresa, amém de ser uma incógnita com relação a manutenção ou melhora da prestação de serviço, terá um custo elevadíssimo e demandará um tempo que talvez a cidade e a população não suportarão essa transição. Reveja sua ideia senhor prefeito, e vereadores tenham discernimento em vossas decisões, para não prejudicar toda a população Ipatinguense.”

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