DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

20 de julho, de 2022 | 18:30

Timóteo oferta testes rápidos para hepatites B, C e D

O telefone para contato é o (31) 3847-8555/3847-8556

Divulgação
Os testes podem ser realizados no Centro de Saúde João Otávio, no bairro OlariaOs testes podem ser realizados no Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria

Durante o mês de julho, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo abordou o tema hepatites virais nas unidades básicas de saúde. A médica infectologista Mariana Vasconcelos Costa Araújo, referência técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da importância da prevenção e controle das hepatites.

Conforme a administração municipal, no Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, são ofertados testes rápidos gratuitos para hepatites B, C e D. O telefone para contato é o (31) 3847-8555/3847-8556.

“As hepatites virais são doenças infectocontagiosas que causam inflamação no fígado. Pode ser leve, passar despercebida a vida toda ou pode se manifestar de forma grave e levar à cirrose ou até mesmo a um câncer no fígado”, explicou Mariana.

A médica infectologista orienta que, “no caso da Hepatite A, ela se comporta como uma infecção intestinal, causada por água ou alimentos contaminados, uma doença muito comum de regiões com problemas de saneamento básico. Existe a vacina contra o tipo A, que faz parte do calendário básico do Programa Nacional de Imunização, por isso é uma doença cada vez menos frequente”, explicou.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Mariana falou ainda que a doença pode ficar incubada no organismo por longo período ou pode se manifestar dependendo da agressividade do vírus, da imunidade do paciente, pode se apresentar num estágio mais avançado com distensão abdominal, inchaço nas pernas e fraqueza, tom de pele amarelado e até mesmo insuficiência hepática. A transmissão por via parenteral, quando a pessoa é contaminada por agulhas, lâminas, alicate de cutículas, escovas de dente e outros objetos perfurocortantes com sangue, transfusões de sangue, transmissão vertical de mãe para o filho e por relação sexual.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário