13 de julho, de 2022 | 14:29
Levantamento aponta queda na infestação do mosquito da dengue em Fabriciano
Coronel Fabriciano alcançou nesta semana índice 0,8% no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 8 de julho por meio de visitas em 1.745 residências. Em maio, o índice ficou em 1,7%. Já em fevereiro, foi 3,2%. As informações foram divulgadas pela administração municipal.
Abaixo de 1%, o índice de infestação é considerado satisfatório, de baixo risco. Entre 1 e 3,9, representa alerta e acima de 3,9 representa risco de surto. A medição leva em conta a quantidade de residências com a presença de larvas do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya, as chamadas arboviroses.
O levantamento revelou que mais de 90% dos focos ainda estão dentro das casas. Dentre os itens com maior quantidade de larvas, estão: caixas dágua e bebedouros de animais, com 18,75% dos focos e os vasos de plantas, ralos e calhas, com 12,5% dos focos. Para eliminar esses focos, basta manter as caixas dágua fechadas, trocar a água dos animais todo dia e manter sem água parada, os vasos, ralos e calhas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]