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12 de julho, de 2022 | 09:00

Em obras, trecho da BR-381, em Nova Era, começa a ser pavimentado

Reprodução
O trecho do km 321 da BR-381, em Nova Era, ainda passa por obras de recuperação e tem previsão de ser concluído em agosto deste ano O trecho do km 321 da BR-381, em Nova Era, ainda passa por obras de recuperação e tem previsão de ser concluído em agosto deste ano

Após seis meses em obra de recuperação, o trecho do km 321 da BR-381, em Nova Era, começa a receber pavimentação asfáltica. Os registros do serviço executado foram divulgados nas mídias sociais no início desta semana. Essa pista da rodovia foi danificada no dia 14 de janeiro deste ano, após um deslizamento de um talude em Nova Era, que destruiu mais de 100 metros da via.

Desde fevereiro o trânsito no km 321 da BR-381, em Nova Era, flui por meio de um desvio improvisado, até que o trecho destruído seja recuperado e liberado para os motoristas. No entanto, como o desvio não é pavimentado, com várias ondulações na pista, e em mão dupla, um longo congestionamento (nos dois sentidos) é formado frequentemente por carros e caminhões. Os atrasos nas viagens para a capital são inevitáveis e têm gerado reclamações pelos usuários da via.

Previsão

Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta segunda-feira (11), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que “o trabalho de reconstrução e liberação da nova pista na altura do km 321 tem previsão de conclusão para o mês de agosto deste ano, mas pode ser antecipada para a segunda quinzena de julho, mantidas as condições climáticas favoráveis”.

Além do Km 321 a BR-381 apresenta desvios ainda em função de deslizamentos de taludes do período chuvoso, no Km 299 em Antônio Dias, no Km 342 em Bela Vista de Minas, no Km 404 em Bom Jesus do Amparo e no Km 451 em Sabará (erosão à margem da pista).

Comunicado

Por meio de suas mídias sociais, o deputado estadual Celinho do Sintrocel (PCdoB), que acompanha as obras de recuperação no km 321 da BR-381, fez um comunicado sobre o começo da pavimentação na via. “Chegaram até nós, nesta segunda-feira, registros do início da pavimentação no trecho da BR-381, em Nova Era, onde um desvio foi feito desde o início do ano, quando houve o desmoronamento do talude, fechando totalmente o trânsito de veículos. Aguardamos ansiosamente a finalização da obra para que o tráfego seja normalizado no local”, finalizou.

Leilão da BR-381

Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, com a falta de interesse da iniciativa privada pelo projeto de concessão da BR-381 e BR-262, que causou quatro adiamentos do leilão das rodovias, novas alternativas são avaliadas pelo governo federal. Dentre elas, deixar apenas a BR-381 para o leilão e desmembrar a BR-262. A informação foi confirmada pelo Ministério da Infraestrutura no mês passado.
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Como o desvio não é pavimentado, com várias ondulações na pista, e em mão dupla, um longo congestionamento (nos dois sentidos) é formado frequentemente por carros e caminhõesComo o desvio não é pavimentado, com várias ondulações na pista, e em mão dupla, um longo congestionamento (nos dois sentidos) é formado frequentemente por carros e caminhões

Adiamentos

Em fevereiro deste ano, o leilão de concessão das BRs 262 e 381 foi suspenso pela quarta vez. Desde novembro de 2021 era esperado que fosse realizado, mas desde então, foram seguidos adiamentos. A primeira data marcada era 25 de novembro de 2021. Depois foi programado para 20 de dezembro. Em seguida foi adiado para 7 de fevereiro de 2022 e depois para 25 do mesmo mês. Nesta última data, houve o anúncio do quarto adiamento e desde então não foi mais marcado, já que um novo edital deverá ser lançado antes.

Modelagem mais atrativa

Em nota enviada ao Diário do Aço, no dia 15 do mês passado, o Ministério da Infraestrutura informou que encontrar uma solução para o sistema rodoviário BR-381/262/MG/ES é tema prioritário para o governo federal, pois se trata de uma região muito importante com rodovias que têm necessidade histórica de receber investimentos. “Neste sentido, o projeto está sendo reestudado para que se chegue a uma modelagem mais atrativa para os investidores. O governo trabalha para que o novo edital seja publicado ainda neste ano”, afirmou.

Separação das rodovias

A nota também ressaltou que uma das possibilidades analisadas por técnicos do Ministério da Infraestrutura é a separação das duas rodovias (BR-381 e BR-262). “Enquanto a BR-262 receberia recursos oriundos da indenização por conta do desastre ambiental ocorrido em Mariana, com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) ficando responsável pela manutenção da rodovia, a BR-381 seria mantida no modelo de concessão”.
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Comentários

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Gilmar Rodrigues Alves

13 de julho, 2022 | 00:39

“Tráfego nesta rodovia a 10 anos todo semana,já presenciei muitos acidentes inclusive já até sofri também mas vejo agora com bom olhos do governo federal são obras para todo o lado temos uma luz no fim do túnel agora dá para acreditar,temos que dar continuidade a esse governo para que elas não pare!”

Marcelo Costa

12 de julho, 2022 | 12:46

“Fernando, finalmente alguém que abre os olhos. Rapaz, privatização e concessão de bens públicos no Brasil sempre serviram para isso mesmo, "modelagem mais atrativa para os investidores". A privatização e concessão aqui sempre foi para atender aos "amigos dos amigos". Não que eu seja contra a privatização, pelo contrário, o que precisaria é que fosse um procedimento honesto, que realmente atendesse aos interesses dos brasileiros.”

Alessandro Vitor Valeriano

12 de julho, 2022 | 12:37

“KM 96 DA BR 262/MG caos durante todo o dia 10/07/2022, trecho está com obras lentas após o deslocamento do maciço causado pelas intensas chuvas do início do ano, com o desvio não autorizado pelo DNIT, os moradores e empresários de Abre campo resolveram abrir um desvio improvisado acima do local afetado, o que ajudou os usuários da BR a se deslocarem com maior facilidade, porém os transtornos causados pelos intensos engarrafamentos constantes e diariamente causam prejuízos a todos, carretas enormes, bitrens, cegonheiras, carros de passeio se misturam em longas e cansativas filas, carros entrando perigosamente na contramão na esperança de conseguir fugir do trânsito colocam vidas em risco, a falta de ação de autoridades de fiscalização no local para que possam fazer com que o pare e siga seja respeitado e que possam dar um controle ao trânsito é outro fator responsável pelo caos existente numa importante rodovia federal de ligação MG/ES. Pedimos encarecidamente façam uma reportagem sobre os transtornos quw todos estão passando, para que haja pressão dos órgãos federais em resolver o problema e dar uma solução paliativa que seria justamente assumir e dar manutenção e responsabilidade sobre o desvio criado pelos empresários e moradores da cidade, por favor faço esse apelo em nome de todos que utilizam a rodovia e passam por todo esse sofrimento a quase 6 meses sem solução concreta.”

Fernando

12 de julho, 2022 | 11:34

“"o projeto está sendo reestudado para que se chegue a uma modelagem mais atrativa para os investidores"?
Não deveria ser estudado para atender os usuários ?”

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