07 de julho, de 2022 | 13:50

Senado aprova alíquota zero para IPVA de motos de até 170 cilindradas

projeto original previa o limite de 150 cilindradas, mas fabricantes alertaram que deveria ser alterado para abarcar corretamente as motocicletas de baixa cilindrada.

Rádio Senado
A proposta que permite reduzir a zero a alíquota do IPVA para motocicletas de baixa cilindrada foi aprovada pelos senadores. Inicialmente, o projeto, de autoria do senador Chico Rodrigues, do União de Roraima, abrangia veículos de até 150 cilindradas. Emendas ampliaram o alcance para motos de até 170 cilindradas, um pouco mais potentes. Chico Rodrigues justificou a proposta, argumentando que oitenta e cinco por cento dos compradores de motocicletas estão nas classes C, D e E, que utilizam esse tipo de veículo como instrumento de trabalho ou no deslocamento até o emprego, uma vez que são cidadãos com menor poder aquisitivo e que sofrem com a falta de transportes urbanos de frequência e qualidade.

É lógico que a grande e esmagadora maioria dos proprietários são pessoas que a utilizam, trabalhadores que a utilizam basicamente como instrumento de trabalho Trezentos, quatrocentos reais de IPVA de uma moto já vão ajudar muito no orçamento familiar

O relator, senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, detaca que não não há impedimento em relação à responsabilidade fiscal, visto que a medida tem caráter autorizativo e não vai causar renúncia de receitas para a União. O IPVA é um imposto no âmbito da competência estadual. O projeto segue para promulgação. Da Rádo Senado, Pedro Pincer.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Felis

07 de julho, 2022 | 17:32

“Se o ipva e pra manter as estrada pra que serve o licenciamento”

Otariano

07 de julho, 2022 | 14:55

“Tudo dobrou de preço e o nosso salario continua praticamente o mesmo.
cortando impostos na gasolina e no IPVA da um folego pra tragédia que é ser trabalhador neste pais. a verdade é que nem uma moto de 150cc da pra comprar e manter com esse salario mínimo.
minha vontade é parar de trabalhar porque trabalho a muitos anos e não consigo conquistar nada neste país.”

Juca

07 de julho, 2022 | 14:10

“Até que fim um político querendo ajudar a população.”

Envie seu Comentário