07 de julho, de 2022 | 09:52

Superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte visita Ipatinga

O administrador da unidade da capital veio a Ipatinga segunda-feira (4) trazer um pouco de sua experiência

Divulgação
Gestor que atua há mais de 30 anos na tradicional unidade da capital conheceu o projeto e área onde será construído o Mercado Central do municípioGestor que atua há mais de 30 anos na tradicional unidade da capital conheceu o projeto e área onde será construído o Mercado Central do município

Em mais um passo com objetivo de fomentar as atividades comerciais na cidade e, também, em busca de interações com modelos bem-sucedidos de Mercados Públicos, gestores de várias secretarias do governo ipatinguense receberam, esta semana, o superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, Luiz Carlos Braga. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira, pelo governo municipal. A proposta é que o Mercado Central de Ipatinga seja construído no Novo Centro.

O administrador da unidade da capital veio a Ipatinga segunda-feira (4) trazer um pouco de sua experiência, tendo em vista que em alguns dos principais polos do país os mercados municipais têm atendido não só a população residente, mas atraído também grande número de visitantes por sua tradição e diversidade de produtos e serviços oferecidos.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Allex Espírito Santo, explicou que, por se tratar de um tipo de comércio popular e bastante peculiar que irá gerar empregos diretos e indiretos, a proposta do prefeito Gustavo é que o funcionamento do Mercado Municipal seja no modelo de autogestão.

“Ipatinga vai entrar no mapa de um seleto grupo de cidades que são conhecidas também por oferecer esse atrativo turístico, que atende a um público bastante heterogêneo. Acreditamos que o local vai assegurar inúmeros benefícios para a sociedade, movimentando toda a economia. Serão favorecidos inclusive os produtores da agricultura familiar e, em especial, representantes da gastronomia”, citou.

Investimento

Para execução do projeto, em área já reservada no Novo Centro, foram disponibilizados ao município recursos federais de aproximadamente R$ 15 milhões. O projeto do mercado prevê um amplo estacionamento e áreas reservadas para 60 estandes e mais de 140 lojas, em um espaço planejado especialmente para essa finalidade.

“Ali poderão ser comercializados produtos hortifrutigranjeiros, especiarias, artesanatos, itens de decoração, utensílios domésticos, entre outros. A obra representa o início do empreendedorismo para muitos, constituindo-se num marco na história da nossa cidade, com a participação de diversos segmentos no desenvolvimento econômico”, acrescenta Allex.

Visita ao local e construção

Os gestores ipatinguenses avaliaram como “muito enriquecedora e proveitosa” a agenda cumprida com o superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte. Luiz Carlos Braga teve a oportunidade de conhecer o local programado para a edificação, e contribuiu com seus conhecimentos de mais de três décadas dedicadas à tradicional unidade da capital, que existe há nada menos que 93 anos. Ele deu detalhes sobre o funcionamento da estrutura do gênero na capital, colocando-se à disposição para contribuir em outras etapas do empreendimento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Veadagem Nunca

08 de julho, 2022 | 11:21

“ainda aconselho Ipatinga declarar gerra e tomar os distritos de Sao candido e Cordeiroa e anexar a caidade depois anexar Vale verde tamnem ...”

Polly

08 de julho, 2022 | 06:43

“Gerar empregos??kkk....Mas uma obra pra lavagem de dinheiro..Assim como akeles prédio no alto do Planalto com apenas 4 trabalhadores. Cadê os recursos aonde foi toda a verba destinada ali...Uma guarita q leva apenas 2semanas levou 5meses pra ser feita por dois homens apenas e nisso segue as obras com 4homens...Ipatinga tem pessoas que N querem trabalhar ou o nosso prefeito gosta de desviar verbas”

Jane

08 de julho, 2022 | 00:36

“Espero que respeitem a faixa de mata ciliar e o restinho de recanto de aves próximo ao Ribeirão. Que não destruam mais aquela área. Estacionamento deveriam usar parte do que já existe perto do Veneza, barateia o projeto. Porque não derrubar aquela monstruosidade perto dos pontos de ônibus e construir ali? Na área do antigo Restaurante Popular seria melhor. Espero que o prédio tenha vário pavimentos para ocupar uma faixa menor de terra, tratamento de esgoto e não encham a região próxima ao Ribeirão de lixo. E um recado para o pessoal do meio ambiente, façam compensação das árvores que vão cortar na área, poucas mas num lugar quente, cada árvore conta. E principalmente NÃO permitam venda de animais, como tristemente acontece no mercado centro de BH. Chega ser deprimente ver pássaros, roedores e outros pobre animais engaiolados em lojas, abafadas, tendo seu ciclo de sono, exercícios e liberdade tolhidos.”

Eliane Oliveira

07 de julho, 2022 | 23:53

“Ipatinga sempre foi uma cidade conhecida por sua população totalmente de trabalhadores. A alguns anos atrás. Nem tinha muitas atrações na cidade, como não tem até hoje, a não ser barzinhos, hoje frequentados na sua maioria por estudantes, devido às faculdades existentes hoje na cidade. Tanto que quando chega as férias a cidade fica vazia, restando apenas os trabalhadores.”

Mineirinha Sissi do Peido

07 de julho, 2022 | 22:06

“Que bom tomara que de tudo certo vai gerar mais empregos para a população é bom Ipatinga vale do aço ter muitas empresas abertas tomara que o prefeito de Ipatinga não vai querer que os patrões escravisa os seus trabalhadores porque ele tá querendo mudar o horário de do comércio em Ipatinga nesse caso também prefeito tem que vê o lado do trabalhador ? o trabalhandor que trabalha no comércio já não tem tempo direito para suas famílias porque os horários de quem trabalha em lojas Sulpermecados é muito corrido se colocar esses horário doido que o prefeito de Ipatinga tá querendo ai que vai danar tudo.”

Cidadão

07 de julho, 2022 | 21:57

“Infelizmente ninguém percebeu que a localização desse futuro mercado é péssima. Local ermo, depois que as lojas do centro fecham vira um deserto. Esse mercado deveria ser na Suplan no cidade nobre ou em alguma área no veneza, panorama ou caravelas. Ninguém pensou nisso.”

[email protected]

07 de julho, 2022 | 21:27

“Um investimento maravilhoso para a Cidade, não só financeiro mas tbm cultural.
Gerando vários empregos diretos e indiretos.
Parabéns pela iniciativa prefeito.”

Guima

07 de julho, 2022 | 19:45

“Em vez de um mercado Municipal seria mais importante construir um Centro de distribuição. CEASA. Mercado Público vai acabar com a iniciativa privada . Vai concorrer com os supermercados privados que investiram muito na cidade. Péssima ideia deste menor aprendiz de Prefeito.”

Cidadão

07 de julho, 2022 | 17:54

“?timo negócio pra Ipatinga vai ser mais visada e gerar mais empregos , só vai faltar mão de obra pq o povo de Ipatinga não gosta de trabalhar kkkkkk”

Envie seu Comentário