04 de julho, de 2022 | 17:10

Papa Francisco desmente planos de renúncia em futuro próximo

Divulgação Vaticano
Francisco também negou rumores de que tenha câncer Francisco também negou rumores de que tenha câncer

Após reuniões com cardeais do mundo para discutir nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais e uma visita à cidade italiana de L'Aquila, o Papa Francisco desmentiu que esses eventos poderiam indicar sua saída do cargo.

L'Aquila está associada ao papa Celestino 5º, que renunciou ao papado em 1294. O papa Bento 16 visitou a cidade quatro anos antes de renunciar em 2013, o primeiro a fazê-lo em cerca de 600 anos. "Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma liturgia aconteceria. Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não. Realmente”, ponderou."

Francisco, no entanto, repetiu a posição declarada muitas vezes de que poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja - algo que era quase impensável antes de Bento 16.
Questionado sobre quando achava que isso poderia acontecer, disse: "Não sabemos. Deus dirá".

Saúde
Sobre seu joelho, o papa brincou: "ainda estou vivo". Ele deu detalhes de sua lesão pela primeira vez em público, dizendo que sofreu "pequena fratura" no joelho quando deu um passo em falso enquanto um ligamento estava inflamado. "Estou bem, estou melhorando lentamente", afirmou.

Francisco também descartou rumores de que um câncer foi encontrado há um ano, quando passou por uma operação de seis horas para remover parte do cólon por causa de diverticulite, comum em idosos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário