CADERNO IPATINGA 2024

04 de julho, de 2022 | 18:00

Curta Vitória a Minas prorroga inscrições para concurso de histórias

Cena de Triste Sina, Triste Cena/Santana do Paraíso
Os dez autores com histórias selecionadas participarão de oficinas de audiovisuais e as cenas serão gravadas nas cidades de origemOs dez autores com histórias selecionadas participarão de oficinas de audiovisuais e as cenas serão gravadas nas cidades de origem
Os moradores de 22 municípios situados no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas ganharam mais uma chance de enviar suas histórias, reais ou imaginárias, para o concurso Curta Vitória a Minas II. O Instituto Marlin Azul, que organiza do projeto, prorrogou o prazo de inscrições até dia o próximo domingo (10). Basta acessar o site www.curtavitoriaaminas.com.br, ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição, anexar os documentos e a história.

Em sua segunda edição, o projeto quer possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformá-las em filme, “registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades dessas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário”, informa a produção.

Podem se inscrever moradores de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e, também, de Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era e Bela Vista de Minas, em Minas Gerais.

O interessado deve ter acima de 18 anos, residir em uma das cidades indicadas, ter interesse em audiovisual, mesmo sem experiência anterior na área. A temática é livre e não precisa ser relacionada a histórias da ferrovia. Uma comissão integrada por profissionais de cinema escolherá dez histórias a partir de critérios como originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema.

Cena de O Trem do Amor/Baixo Guandu
As obras irão compor um circuito de difusão com exibições abertas e gratuitas em telas de cinema montadas em ruas e praças das cidades participantesAs obras irão compor um circuito de difusão com exibições abertas e gratuitas em telas de cinema montadas em ruas e praças das cidades participantes
Formação básica
Os autores selecionados participarão, no período de 13 a 28 de agosto, do Curso de Formação Básica sobre roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, som, montagem, direito autoral, com a orientação de profissionais das áreas do cinema, televisão, jornalismo e história. As despesas com transporte, hospedagem, alimentação, equipamentos e serviços para participação nas oficinas serão custeadas pelo projeto.

Com o roteiro e os planos de produção e de filmagem em mãos, o autor voltará para a cidade de origem para gravar o filme com o suporte de equipamentos de captação de imagens e de som e a orientação de uma equipe de profissionais audiovisuais. Após as gravações, o autor partirá para a etapa de montagem, também, acompanhado de um editor e de um finalizador.

As obras irão compor um circuito de difusão com exibições abertas e gratuitas em telas de cinema montadas em ruas e praças das cidades participantes. Além disso, as ficções e os documentários integrarão uma coletânea distribuída aos autores selecionados e às instituições culturais e educativas dos municípios selecionados, incluindo secretarias municipais e estaduais de Educação e Cultura dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, bibliotecas públicas, pontos de cultura, cineclubes e universidades.

O Curta Vitória a Minas II é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com a realização do Instituto Marlin Azul e da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo. Para mais informações e-mail [email protected] e telefones (27) 3327-6999 ou (27) 99872-3521.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário