Polícia Civil doa armamentos para a Guarda Civil Municipal de Ipatinga

A criação da Guarda Civil de Ipatinga, uma iniciativa do Executivo, foi oficializada no ano passado

04/07/2022 às 15:05
Divulgação
Município recebeu mais de 100 armas da PC do Estado

O município de Ipatinga recebeu da Polícia Civil do Estado 100 revólveres calibre 38 e dez espingardas de calibre 12. O armamento será usado pela Guarda Civil Municipal, ainda em formação, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã.

“Essa parceria com as forças convencionais de segurança tem sido essencial e determinante para auxiliar na instrumentalização da Guarda Civil Municipal, um benefício aguardando há anos e nunca concretizado. É louvável o apoio que a nossa gestão tem recebido neste sentido. A doação dos armamentos nos auxilia a alavancar ainda mais o processo de fortalecimento das ações de proteção à sociedade”, pontuou o prefeito Gustavo Nunes (PL).

“Ainda no mês de fevereiro, fizemos contatos com o Chefe de Polícia no Estado para viabilização da transferência dos armamentos. Os equipamentos estão em boas condições de uso e ficarão armazenados em uma instituição de segurança parceira até que haja autorização da Polícia Federal para utilização e, também, a Guarda Civil de Ipatinga esteja formada”, enfatiza Décio Carmagos, titular da Secretaria.

Duas turmas
A criação da Guarda Civil de Ipatinga, uma iniciativa do Executivo, foi oficializada no ano passado, após aprovação pelo Legislativo do Projeto de Lei 93/2021 e sua sanção pelo prefeito.

O processo de implantação da unidade de segurança do município prevê a abertura de 200 vagas para agentes, sendo 20% destinadas a mulheres. Num primeiro momento, serão convocados 80 homens e 20 mulheres. Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante.

A previsão é que o concurso seja divulgado no Diário Oficial da cidade nos próximos meses.

Função da Guarda Municipal
O organismo terá como função principal somar esforços junto as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança com um trabalho de proteção à população e ao patrimônio municipal.

A guarda estará habilitada para realizar Patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas.

As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas. O organismo deverá contar com Base Móvel Comunitária e, ainda, Banda de Música, Serviço de Inteligência e Comunicação Social.

A sede da Guarda Municipal estará localizada no antigo “Espaço Qualifica”, na região central da cidade, ao lado do camelódromo.
Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}