Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de julho, de 2022 | 15:05

Polícia Civil doa armamentos para a Guarda Civil Municipal de Ipatinga

A criação da Guarda Civil de Ipatinga, uma iniciativa do Executivo, foi oficializada no ano passado

Divulgação
Município recebeu mais de 100 armas da PC do EstadoMunicípio recebeu mais de 100 armas da PC do Estado

O município de Ipatinga recebeu da Polícia Civil do Estado 100 revólveres calibre 38 e dez espingardas de calibre 12. O armamento será usado pela Guarda Civil Municipal, ainda em formação, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã.

“Essa parceria com as forças convencionais de segurança tem sido essencial e determinante para auxiliar na instrumentalização da Guarda Civil Municipal, um benefício aguardando há anos e nunca concretizado. É louvável o apoio que a nossa gestão tem recebido neste sentido. A doação dos armamentos nos auxilia a alavancar ainda mais o processo de fortalecimento das ações de proteção à sociedade”, pontuou o prefeito Gustavo Nunes (PL).

“Ainda no mês de fevereiro, fizemos contatos com o Chefe de Polícia no Estado para viabilização da transferência dos armamentos. Os equipamentos estão em boas condições de uso e ficarão armazenados em uma instituição de segurança parceira até que haja autorização da Polícia Federal para utilização e, também, a Guarda Civil de Ipatinga esteja formada”, enfatiza Décio Carmagos, titular da Secretaria.

Duas turmas
A criação da Guarda Civil de Ipatinga, uma iniciativa do Executivo, foi oficializada no ano passado, após aprovação pelo Legislativo do Projeto de Lei 93/2021 e sua sanção pelo prefeito.

O processo de implantação da unidade de segurança do município prevê a abertura de 200 vagas para agentes, sendo 20% destinadas a mulheres. Num primeiro momento, serão convocados 80 homens e 20 mulheres. Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante.

A previsão é que o concurso seja divulgado no Diário Oficial da cidade nos próximos meses.

Função da Guarda Municipal
O organismo terá como função principal somar esforços junto as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança com um trabalho de proteção à população e ao patrimônio municipal.

A guarda estará habilitada para realizar Patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas.

As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas. O organismo deverá contar com Base Móvel Comunitária e, ainda, Banda de Música, Serviço de Inteligência e Comunicação Social.

A sede da Guarda Municipal estará localizada no antigo “Espaço Qualifica”, na região central da cidade, ao lado do camelódromo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Elidio

05 de julho, 2022 | 01:08

“Excelente notícia! Parabéns aos envolvidos, e que a GCM de Ipatinga já comece forte, para apoiar as demais forças de segurança em prol da população ordeira!”

Envie seu Comentário