01 de julho, de 2022 | 17:56

Iluminação da avenida Burle Marx será reforçada

Divulgação
Implantação de postes, luminárias em LED e rede subterrânea melhora condições de segurança junto à via que margeia o Parque IpanemaImplantação de postes, luminárias em LED e rede subterrânea melhora condições de segurança junto à via que margeia o Parque Ipanema

Uma das áreas mais frequentadas de Ipatinga, a avenida Roberto Burle Marx receberá um reforço a iluminação. A via de tráfego que margeia o principal cartão postal da cidade ficará mais iluminada, com a instalação de mais 253 postes e 336 luminárias em LED.

Conforme nota divulgada pelo governo municipal, o trabalho será executado a partir da próxima segunda-feira (4), junto às pistas de pedestres e de ciclistas. Estão previstos 242 postes menores, em aço, e mais 11 de concreto. As luminárias em LED são de 120W. Além de ampliarem a luminosidade, como não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, elas não emitem poluentes ao meio ambiente e ainda podem ser recicladas.

A iluminação cobrirá uma área de dois quilômetros, desde o quartel do 11º Corpo de Bombeiros até a rotatória da avenida Guido Marlière, entre os bairros Iguaçu e Jardim Panorama.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), para aceleração dos serviços duas equipes estarão mobilizadas na instalação dos postes e extensão da rede subterrânea. Paralelamente, outras obras de ampliação da rede de iluminação do município estão sendo realizadas, contemplando várias regionais.

A obra do Parque Ipanema é fruto de um estudo técnico concluído ainda em 2021, quando o prefeito Gustavo Nunes, em seu primeiro ano de governo, percorreu diversos pontos da cidade para avaliar a situação da iluminação pública, a segurança das vias e apontou algumas áreas prioritárias que deveriam ser contempladas. Diagnósticos foram realizados pela Secretaria de Serviços Uranos e Meio Ambiente (Sesuma), levando em conta também solicitações e sugestões de populares.

Obras paisagísticas

O secretário da Sesuma, Reginaldo Donizete Soares, ressalta que investir em iluminação pública é sinônimo de segurança e qualidade de vida. “Os moradores em breve já poderão sentir os resultados de uma série de investimentos planejados pela administração municipal, e não apenas relacionados à iluminação. Estamos atuando também com novos serviços de paisagismo e a revitalização de canteiros de avenidas e praças em vários locais da cidade”, adiantou.

O prefeito Gustavo Nunes salienta que, “entre outras ações, o governo municipal está priorizando a instalação de iluminação não apenas em regiões com domicílios e comércios, mas também locais ermos que servem de passagem e também aqueles que são usados diariamente como áreas de entretenimento, convivência e lazer, a fim de proporcionar maior sensação de segurança aos moradores e demais pessoas que transitam pelos espaços públicos”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Capitao 22

02 de julho, 2022 | 19:49

“Tem que melhorar e muito a iluminação no passeio da BR 381, entre o Villefort e o parque Ipanema, iluminação está deficiente e causando acidentes nesse trecho.”

Socorro

01 de julho, 2022 | 18:18

“Muito louvável a preocupação da prefeitura com a iluminação nas proximidades do Parque Ipanema. Deveriam preocupar e priorizar a troca das lâmpadas queimadas ao longo da Rua Minerais, pois já foi feita várias solicitações e até o momento nada foi feito. Se não fosse a iluminação das casas a situação seria ainda pior. Daqui a pouco teremos que receber pela taxa de iluminação pública e não pagar.”

Envie seu Comentário