Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de julho, de 2022 | 16:52

Levantamento indica redução de índices de infestação do Aedes aegypti em Ipatinga

Para averiguar a situação atual relativa às arboviroses no município, a equipe da Seção de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, percorreu 4.736 imóveis

Fio Cruz / Divulgação
Números declinam em relação ao levantamento anterior, mas situação ainda é de alertaNúmeros declinam em relação ao levantamento anterior, mas situação ainda é de alerta

O terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, em Ipatinga, realizado entre os dias 27 e 30 de junho, aponta médio risco de infestação do mosquito responsável por doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A informação é da administração, em nota divulgada nesta sexta-feira (1)

Para averiguar a situação atual relativa às arboviroses no município, a equipe da Seção de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, percorreu 4.736 imóveis. Os dados apontaram um índice de infestação de 1,1%, número considerado de médio risco, de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde. O LIRAa anterior (o segundo do ano), realizado no mês de abril, apontava uma infestação média de 2,6%, o que demonstra que houve um recuo significativo no índice apurado no fim do mês de junho. 

O levantamento permite à Secretaria de Saúde o desenvolvimento de ações direcionadas quanto às medidas de prevenção e combate ao vetor nos locais apontados com maior índice de infestação. 

Níveis
Segundo o Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde pública, os índices de infestação inferiores a 1% são os mais satisfatórios. De 1 a 3,9%, a situação começa a sinalizar alerta. Mas os mais preocupantes são os índices de infestação acima de 4%, que apontam para risco de surto de dengue. O objetivo do levantamento é direcionar as ações de controle para as áreas mais críticas eventualmente identificadas.

O calendário do LIRAa é definido pelo governo do Estado e prevê quatro levantamentos durante o ano, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. 

A Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) reforça a importância da participação dos moradores para maior êxito das ações do poder público, descartando e verificando materiais que possam acumular água parada (pneus velhos, latinhas, garrafas, vasilhames, brinquedos etc.), bem como identificando e/ou denunciando áreas potenciais de proliferação do Aedes aegypti próximas às residências.

Para mais informações, esclarecimento de dúvidas e denúncias, o contato deve ser feito com o Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário