Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de junho, de 2022 | 06:00

Guarda de Moçambique e congado de Timóteo presentes em festas regionais

Fotos: Divulgação
Os integrantes dos grupos tradicionais de Timóteo participaram da festa e celebrações em São Domingos das DoresOs integrantes dos grupos tradicionais de Timóteo participaram da festa e celebrações em São Domingos das Dores
A Guarda de Moçambique de Timóteo esteve presente nas comemorações do Primeiro Reinado em Honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia que aconteceu na cidade de São Domingos das Dores, no último domingo (26). O grupo saiu cedo de Timóteo, já, devidamente, paramentado com o uniforme branco com detalhes em vermelho, levando os instrumentos típicos, como tambores, gungas e patangomes, e cerca de 30 integrantes entre crianças, jovens e idosos.

A Guarda de Moçambique do Instituto Cultural Reino do Rosário e o grupo de Congado São Sebastião de Timóteo, que também marcou presença no evento, foram muito bem recebidos pelos munícipes de São Domingos das Dores, onde foi realizada a festa com a participação de 12 grupos de diversas localidades. Após o café da manhã, os integrantes seguiram a procissão que levava o andor ornamentado com a imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas ruas da cidade até a igreja matriz, onde foi celebrada a missa conga.

O capitão-mor e presidente da Guarda de Moçambique de Timóteo, Luiz Fabiano dos Santos, agradeceu pelo convite. “Fico muito grato a Deus e a Nossa Senhora do Rosário por sermos reconhecidos pelo nosso trabalho em favor da cultura afro, pela grande oportunidade de podermos manifestar nossa religiosidade. Sempre nos dedicamos a fazer um trabalho com respeito e amor, mostrando a nossa fé e devoção”, comentou.

Após o almoço, cada grupo pôde mostrar um pouco dos seus cânticos de devoção, suas danças e seus toques característicos em figurinos coloridos. A festa de São Domingos das Dores durou o dia inteiro, com muitos fogos e refeições generosas para todos os participantes das celebrações em São Domingos das Dores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário