PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

29 de junho, de 2022 | 18:00

17ª CineOP destaca audiovisual indígena e movimenta economia

Produção de cinema indígena foi celebrada no festival: mais de 150 filmes e 2 milhões de acessos na internetProdução de cinema indígena foi celebrada no festival: mais de 150 filmes e 2 milhões de acessos na internet
Fotos: Leo Lara/Universo Produção
Durante seis dias de programação intensa e gratuita, apoiada no eixo central “Preservar, transformar, persistir”, a 17ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizada entre os dias 22 e 27 de junho, alcançou mais de 20 mil pessoas na programação presencial que aconteceu na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções. Além disso, mais de 40 mil acessos vindos de 38 países foram registrados na programação on-line na plataforma do evento e mais de 2 milhões de alcance nas redes sociais.

A Universo Produção, organizadora do evento, contratou mais de 150 empresas mineiras que prestaram serviços durante a programação e geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. Esta edição da CineOP contou com a cobertura jornalística de 23 veículos de imprensa, representados por 28 jornalistas. Foram contratados sete hotéis e pousadas e nove restaurantes, favorecendo a empregabilidade e o desenvolvimento social, humano e econômico.

“Estarmos vivos e reunidos em Ouro Preto na realização da 17ª CineOP, após duas edições on-line, teve um significado histórico e afetuoso. Vivenciamos momentos marcantes de reflexões, de encontros e reencontros, reafirmamos o compromisso com a salvaguarda do imenso patrimônio audiovisual brasileiro”, resumiu Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.

A 17ª CineOP elegeu os cinemas indígenas como destaque de sua programação e prestou homenagem aos cineastas M`bya Guarani Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Pará Yxapy (Patrícia Ferreira) com a entrega do Troféu Vila Rica na abertura do evento, na Praça Tiradentes, cenário emblemático e palco de acontecimentos sociais, culturais e políticos.
Durante a 17ª CineOP, foram exibidos 151 filmes (117 curtas, 14 médias e 20 longas-metragens), de oito países (Brasil, Argentina, Bolívia, EUA, Israel, Peru, Rússia, Uruguai). As exibições foram em formato presencial e on-line, cobrindo um período de mais de 100 anos, com produções desde 1921 até 2022.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário