CADERNO IPATINGA 2024

28 de junho, de 2022 | 16:39

Inscrições para casamento comunitário em Ipatinga terminam no dia 4

Arquivo DA
O evento dá oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civilO evento dá oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil

As inscrições para o casamento comunitário em Ipatinga terminam no dia 4 de julho. A iniciativa é da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). Casais residentes no município e que não têm condições de arcar com as taxas dos cartórios, podem procurar a Defensoria. No total, serão oferecidas vagas para 50 casais. Interessados devem se cadastrar presencialmente na rua Poços de Caldas, 69, 2º andar, Centro. A cerimônia será realizada no dia 3 de agosto, no Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço.

O evento dá oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho do grande dia: a cerimônia nupcial. O Casamento Comunitário se destaca por proporcionar não só a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais. Além de celebrar o amor, a união civil garante segurança jurídica em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança.

Informações

Todo o casamento será gratuito, exceto pela publicação dos proclames - R$ 60. Somente poderão participar os casais que, juntos, tenham renda de até dois salários mínimos. A cerimônia ocorrerá normalmente no cartório, mas a certidão de casamento será entregue em solenidade organizada pela Defensoria Pública no Centro Cultural Usiminas – Shopping Vale do Aço, onde os noivos deverão comparecer. Clique aqui para ver a lista de documentos necessários para a inscrição.

Realização

A iniciativa é realizada por meio da Unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais em Ipatinga, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC). Cerca de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela DPMG, desde a primeira celebração do evento, que ocorre em Belo Horizonte e também em unidades no interior desde 2009.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário