29 de junho, de 2022 | 13:30

Autismo: Menos Política, por mais empatia com essa causa

Daniel Guedes Soares *

Desde que Aristóteles afirmou que o homem é um “animal político”, passamos a entender melhor como nos relacionamos na vida privada e pública. O filósofo grego nos mostrou que as ações humanas são movidas por interesses que se conflitam o tempo todo. A política seria, portanto, uma habilidade humana para dialogar, negociar e acomodar tais interesses divergentes. Ou seja, sem essa faculdade própria da nossa espécie, viveríamos em estado de guerra permanente.

Infelizmente, o termo “política” é entendido no mundo contemporâneo como “disputa pelo poder” ou “jogo de poder”. Nesse caso, entram em cena nossas piores características, tais como: o egoísmo, a ganância, a mentira, a dissimulação e o ódio. A política como qualidade de quem é um “bom jogador” seria a razão do sucesso dos governantes, dos empresários e até dos participantes dos reality shows como o Big Brother Brasil.

Nessa altura da História será muito difícil mudar o sentido popular do termo. No entanto, a política institucional vai continuar sendo o espaço para que os setores excluídos, as pessoas marginalizadas conquistem reconhecimento e cidadania. Quem mais depende da política não são os ricos e poderosos, mas grupos como o movimento das pessoas autistas e das pessoas com deficiência em geral.

“A política institucional vai
continuar sendo o espaço para
que os setores excluídos conquistem
reconhecimento e cidadania”


Nossas pautas não são muito bem acolhidas pela classe política. Do mesmo modo, nossos pouquíssimos representantes nas câmaras municipais, nas assembleias estaduais e no Congresso Nacional também não são vistos como grandes políticos. Nos olham como minorias briguentas que buscam migalhas do Estado. Pensam que nossa a causa se limita a obter uns poucos benefícios governamentais para nosso públicos.

A luta pela emancipação da pessoa com deficiência vai muito além da conquista de políticas públicas específicas para esse segmento social que representa cerca de 25% da nossa sociedade segundo o IBGE. Entendemos que incluir uma pessoa neurotípica, sindrome de down, deficiente físico, intelectual ou mental tem um significado duplamente relevante para o nosso tempo.

Primeiro, representa efetivação plena da democracia, pois não podemos falar em regime democrático se no país pelo menos 45 milhões de pessoas ainda convivem diariamente com o preconceito e a segregação. Em segundo lugar, ressaltamos que o efeito dessa inclusão é altamente positivo. Pesquisas científicas comprovam que a presença de PCDs no setor do trabalho, nas escolas ou nos esportes melhoram vários aspectos do comportamento individual e coletivo. Também torna os ambientes mais solidários, além de elevar o aprendizado formal dos grupos envolvidos no processo de inclusão.

“O movimento da pessoa com deficiência
tem algo muito especial a oferecer:
nossa forma ser e ver o mundo que nos
rodeia. A empatia é a base da felicidade”


Está comprovado aquilo que nós sempre soubemos. Nossa causa aumenta significativamente a empatia nas pessoas. Fazemos, antes de qualquer coisa, algo que podemos chamar de “empolítica”. Praticamos política com muita empatia. Colocamos os seres humanos ditos “normais” no lugar dos diferentes. Uma vivência extraordinária e única de experimentar a dor e a delícia de estar na pele de alguém. Quem convive com um PCD nunca será a mesma pessoa. O impacto é transformador.

Por isso, nosso slogan é Menos Política, Mais Empatia. Não se trata de negar Aristóteles na sua clarividência de compreender a predisposição da natureza humana para a construção do consenso para a vida social funcionar. Muito menos queremos eliminar a política partidária, uma vez que se constitui no caminho legítimo para se chegar ao poder numa democracia. Essas duas dimensões vão continuar existindo porque a solidez do tecido social depende do diálogo social e dos poderes constituídos.

Entretanto, no momento que nos encontramos de intensa polarização e disseminação do ódio, o movimento da pessoa com deficiência tem algo muito especial a oferecer: nossa forma ser e ver o mundo que nos rodeia. A empatia é a base da felicidade. Cura todos os males. Como diria o poeta: “é impossível ser feliz sozinho”. Como vamos buscar o consenso e o bem comum se estamos infelizes? Pessoas tristes desejam coisas ruins. Com o coração repleto de felicidade, você só expressa amor, alegria e felicidade. Coloquemos mais empatia em nossos atos.

Jamais iniciemos uma batalha social ou eleitoral pelo o amor à política, amor ao poder em si mesmo. Se temos que lutar e competir pelo poder, então que sejamos motivados pelo “amor ao próximo”, o único sentimento que verdadeiramente nos salva, nos redime e nos faz plenamente felizes.

* Psicólogo, vereador e pai de autista

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Deize Cristina de Castro

08 de julho, 2022 | 10:44

“Daniel meu amigo de causa!
Concordo plenamente quando aborda nesse excelente texto que... a convivência com as pessoas com deficiências e ou transtornos agrega muito ao ambiente de trabalho. Eu digo com propriedade que durante esses meus 25 anos na educação o trabalho que desenvolvo mudou muito minha vida profissional e principalmente enquanto um ser humano melhor. A cada desafio diante de um laudo, uma crise, de uma defesa argumentativa que as vezes é necessário no âmbito escolar, na rua, ou até igreja... me faz crescer muito. Sou muito grata por conviver diariamente com tantas diversidades e especificidades que só me faz crescer. Estou muuuuito longe de ser perfeita, mas me considero uma pessoa bem melhor em consequência do meu trabalho. Eu acredito que podemos ter políticas públicas favorecendo as pessoas com deficiências e ou transtornos... Vamos que vamos, um dia de cada vez!!!”

Osilanda Pereira

03 de julho, 2022 | 12:41

“Devagar se vai ao longe, Daniel!
E foi mesmo nessa direção que começaram do zero, persistindo em construir o conhecimento e empatia, tornando visível o que a sociedade não havia percebido.
O alicerce se fortaleceu pelas mãos dadas que conseguiram juntar. Por esta razão, muitos pais não desistiram , mesmo quando sentiam o tombo bater forte no coração. Foi essa dor que você sentiu que te fez acolher os demais. Irmãos na mesma dor.
Que a prosperidade desta causa encontre caminho aberto para todos!”

Arethuza Lorraine

01 de julho, 2022 | 20:05

“Palavras sábias e que realmente vem de quem sabe o que vivem as famílias autistas. Realmente é o que precisamos: políticas públicas. Obrigada Daniel por nós representar tão bem.”

Léia

01 de julho, 2022 | 17:23

“Parabéns Daniel o que vc faz é brilhante e é por causa de pessoas como vc que agente ainda acredita num país melhor”

Léia

01 de julho, 2022 | 14:18

“Parabéns Daniel o que você faz é brilhante é por causa de pessoas como vc agente ainda acredita num país melhor”

Alessandra Lopes Silva

01 de julho, 2022 | 13:56

“Fico muito feliz em sabe que pessoas como vc faz parte de causas tão importantes, e não é atoa que seu gabinete tornou lugar de acolhimento para família que recebem o diagnóstico. Que vc possar continuar levando informações e acolhedo todos que precisam”

Natal Vieira

01 de julho, 2022 | 13:52

“Empatia, o sentimento que pode mudar a sociedade "A empatia é a força mais poderosamente perturbadora do mundo, só fica atrás do amor." A frase é da professora canadense Anita Nowak, que pesquisa esse sentimento.
O momento cai bem esse tema, Menos Política e mais Empatia escolhido pelo Psicólogo e Ativista da Causa Autista Daniel do Bem, parabéns Daniel pela feliz escolha de um assunto que moverá montanhas, é tudo que as pessoas precisam de um pouquinho o chamado também de compaixão.”

Edna do Carmo Sá

01 de julho, 2022 | 13:50

“Parabêns Daniel. Isso mesmo temos de lutar pelo direito de nossos filhos. Esses políticos devem falar menos e agir mais. Tem de de ter empatia e respeito uns com os outros.Se não tiver ação. Nada acontece.”

Adriana Maria de Almeida

01 de julho, 2022 | 11:59

“E uma msg muito importante uma causa muito importante para nossos filhos.. .Que Deus te abençoe ricamente..o seu trabalho é muito importante pra família autista.”

Alcineia Maria de Souza

01 de julho, 2022 | 11:56

“Muito obrigada por lutar pela causa de nossos filhos autistas. Que Deus te abençoe sempre nas conquistas”

Adelaide Santana Dias

01 de julho, 2022 | 11:44

“Parabéns caríssimo Dr Daniel! Precisamos de mai pessoas sensatas e de bom coração assim como você! Que aqueles que têm o poder nas mãos possam nos enchergar com empatia e queira ajudar.”

Emanuel Lima

01 de julho, 2022 | 11:35

“"Um texto oportuno para o momento atual. A política se faz necessária. Até porque a necessidade da política é para organização pra se viver em sociedade. Objetivando a harmonia e qualidade de vida.
Porém, a boa política necessita de empatia, do pensar no outro.
Parabéns Daniel do Bem pelas palavras.
Essa causa é nossa!”

Amanda Soares

01 de julho, 2022 | 11:28

“Parabéns ? Daniel .
Vc nós representa nesta caminhada,meus agradecimentos por vc luta nesta causa maravilhosa Deus abençoe grandemente ??”

Janio Alves

01 de julho, 2022 | 11:23

“Para quem sente na pele a dificuldade que é enfrentar essa realidade da falta de empatia e de preparo da sociedade para com os atípicos . Só podemos agradecer pelo se empenho e por levantar esse debate todos os dias !!!

Obrigado pela luta ???”

Valdirene

01 de julho, 2022 | 10:56

“Pessoas com deficiência e autistas precisam ser vistos com empatia, com um olhar para além das suas necessidades, um olhar humano. Artigo excelente e muito necessário neste momento!”

Maria Luzia (malu Reis )

01 de julho, 2022 | 10:37

“Parabéns Daniel pela sua coragem e responsabilidade de sempre esta pronto para batalha , conte comigo , minha admiração cresce cada dia mais em saber que temos pessoas preocupadas com o bem estar de outras , unido forças para um mundo melhor.”

Cleidiane Elias

01 de julho, 2022 | 10:26

“Parabéns Daniel ! por esta causa linda ,que vc vem nos representando dando o melhor de si ,tive o prazer de te conhecer, e vi o quanto vc se empenhar a favor de ajudar ao próximo parabéns ??”

Priscila Pereira Ferreira

01 de julho, 2022 | 10:19

“Quão precioso é um olhar empático! A empatia cria pontes em penhascos. A empatia nos encoraja a conhecer lugares desconfortáveis e ter compaixão por quem o ocupa diariamente. É necessário sair da bolha! É urgente demonstrar amor com atitudes e o exemplo é a melhor forma de ensinar! Obrigada pela reflexão, Daniel.”

Elisangela de Morais Gomes Falcao

01 de julho, 2022 | 09:53

“PARABÉNS Daniel. Nos sentimos honrados e felizes pelo seu apoio e luta constante pela nossa causa. Que venham mais politicos assim que batalham pela causa da população. Deus abençoe sua vida.”

Tales do Roma

01 de julho, 2022 | 09:44

“? gratificante ver você representando nossa causa por toda região.. continue firme Daniel”

Mauro Lúcio dos Santos

01 de julho, 2022 | 09:13

“Parabéns Daniel,
Nesse belo texto você aborda com muita propriedade o problema que envolve um despertar de todos os cidadãos pela causa e condição de uma parcela da sociedade que precisa acima de tudo da nossa empatia, do nosso amor, do nosso olhar carinhoso, pois assim cuidados uns dos outros, já que as PCDs despertam em nós valores muito caros, tais como a solidariedade humana, produzindo em todo o meio social elevados ganhos de civilidade.
Parabéns guerreiro de tão nobre causa.
Abraço fraterno.”

Giovanni Reis

01 de julho, 2022 | 09:03

“Excelente exposição! A luta do cidadão, pai e vereador Daniel representa a humanidade e o altruísmo que faltam na sociedade de hoje! Parabéns, Daniel!”

?llancampos

01 de julho, 2022 | 08:58

“Parabéns Daniel por mais uma conquista e vamos com tudo para a frente”

Uiara Assis de Andrade

01 de julho, 2022 | 08:51

“"Parabéns Daniel! Você representa várias famílias com essa luta do autismo .Que Deus te abençoe grandemente para você continuar essa caminhada linda que você faz para todas as famílias autista". Você nus representa......”

Aguinaldo Dias Almeida

01 de julho, 2022 | 08:20

“? muito gratificante,vermos alguém que se preocupa com os mais necessitados...de que vale a vida?Afinal qual a nossa missão? Quanto mais cedo reconhecermos esta nobre ação mais solidários seremos com quem realmente precisa! Dinheiro e poder são transparências falsas no seu real sentido de existência,transformando seus subordinados em escravos da sua própria existência, levando -o a situações jamais esperadas pra um SER que se poderia dizer HUMANO!!! A governabilidade não é um DEVER... é uma OBRIGAÇÃO!!! Um VERDADEIRO governo é aquele que é do POVO...para o POVO...e com o POVO!!! e DEUS o nosso JUIZ ?”

Lisiê

01 de julho, 2022 | 08:07

“Jesus nos deixou esse mandamento "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Que Realmente todas as lutas, brigas, ações sejam guiadas pelo amor ao próximo, pela necessidade do próximo e não por interesse pessoal.

Parabéns Daniel por toda luta e empenho a família autista. Vemos em seu olhar o amor para com nossa causa, para com cada um de nós.”

Lisiê

01 de julho, 2022 | 08:02

“Excelente matéria, com fechamento ímpar...que nossas ações, lutas, relações sejam guiados sempre pelo amor ao próximo . Que possamos sempre ter os olhos e acolhimento de Jesus com as necessidades do povo e com o próximo. Jesus nos deixou esse mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Que reflitemos e coloquemos em prática.

Parabéns Daniel por todo empenho, luta e amor pra com a família autista e demais famílias”

Vanessa Reis

01 de julho, 2022 | 07:47

“Quem dera que em todas as cidades tivessem um Daniel , para lutar pelas políticas públicas, lutar acima de tudo pela família , pela criança ou adulto PCD , o trabalho incansável tem , fincado raízes e logo colheremos seus frutos, Como mãe de uma criança Autista , reconheço o trabalho diário do Daniel do Bem e equipe e me sinto acolhida e representada.”

Renato Soares

01 de julho, 2022 | 07:45

“Parabéns Daniel, é uma causa nobre sim, principalmente quando falamos de acolhimento, respeito e empatia, continue firme neste propósito que é de extrema importância para nossa sociedade.”

Juliana Gonçalves dos Santos Theodoro

01 de julho, 2022 | 07:41

“Parabéns vereador Daniel cada dia que passa minha admiração por você aumenta mais e mais não só porque você vem lutando pela causa das nossas crianças com autismo Mas porque você Tem se tornado um verdadeiro anjo de Deus na luta com os nossos direitos dos nossos filhos com autismo Precisamos de mais pessoas assim na nossa política para que juntos possamos ter um mundo bem melhor um Brasil sem preconceito e com mais direitos”

Tião Aranha

29 de junho, 2022 | 20:20

“Bom texto, Cristo cobrou muito essa presença do amor preferencial quando passou pela Terra, ou melhor, quando Ele passou pela vida. Mas o ser humano é isso mesmo: pra ele sentir que a água é realmente quente ele tem que tocar a mão nela. Risos.”

Gildázio Garcia Vitor

29 de junho, 2022 | 16:40

“Parabéns Daniel! Você, com a sua luta, representa muitas famílias e educadores de Ipatinga.”

Envie seu Comentário