28 de junho, de 2022 | 06:00

Incêndio na CTI da Santa Casa em Belo Horizonte deixa dois mortos

Divulgação CBMMG
O combate ao incêndio foi dado como encerrado por volta de 23h, na Santa Casa O combate ao incêndio foi dado como encerrado por volta de 23h, na Santa Casa

A noite de segunda-feira e madrugada de terça-feira(28) foi de correria e apreensão com um incêndio na CTI do maior hospital filantrópico de Minas Gerais, a Santa Casa, em Belo Horizonte. Uma falha em um equipamento de oxigênio pode ter sido a causa do incêndio que atingiu o 10º andar da instituição hospitalar.

Médicos e enfermeiros se mobilizaram para a evacuação de pessoas antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros. Cerca de cinquenta pacientes foram transferidos a outras unidades, e apenas uma pessoa precisou de atendimento por insuficiência respiratória, causada pela fumaça.Pacientes tiveram que ser retirados às pressas e colocados na rua. Dois pacientes internados em estado grave não resistiram e morreram durante a evacuação. Eles seriam dois idosos, César e Otávio. Os nomes completos serão divulgados posteriormente.

O tenente Pedro Aihara, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, informou que a primeira preocupação foi "compartimentar o fogo", para que ele não se alastrasse para o restante do andar. Todo o prédio foi evacuado com o apoio dos militares e, segundo Aihara, mais de 200 pessoas foram retiradas apenas no nono e no décimo andares.

Com a ação dos bombeiros, o fogo foi controlado e os pacientes puderam voltar aos quartos. No entanto, cerca de 50 pacientes que estavam internados em estado grave precisaram ser transferidos - treze deles foram levados ao Hospital João XXIII, também na Área Hospitalar da capital - o hospital São Lucas, em frente à Santa Casa, recebeu os outros pacientes.

Em nota na noite de segunda-feira (27), a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) confirmou que o Hospital João XXIII recebeu treze pacientes da Santa Casa de Misericórdia. Três pacientes da UTI neonatal foram levados à Maternidade Odete Valadares e cinco gestantes deram entrada na unidade.
Ainda segundo a Fundação, que administra essas unidades de saúde, o João XXIII chegou a acionar um plano de contingência “para receber os pacientes que necessitavam de transferência em função da interdição de parte do hospital (Santa Casa)”, declarou. Mais de 950 pessoas foram evacuadas, segundo o tenente Aihara.

Divulgação
A Santa Casa, em Belo Horizonte, é considerado o maior hospital filantrópico de Minas Gerais A Santa Casa, em Belo Horizonte, é considerado o maior hospital filantrópico de Minas Gerais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário