
28 de junho, de 2022 | 07:00
Colher de pau
Fernando Rocha

O saudoso Otto Glória dizia que no futebol o técnico tinha duas definições de ser: besta ou bestial”. Turco Mohamed, desde as duas vitórias sobre o Flamengo pela Copa do Brasil, vem oscilando nessa linha com fortes emoções.
Já não poderia contar com cinco jogadores importantes: Mariano e Nacho (suspensos); Keno, Zaracho e Jair, todos contundidos. Mesmo assim, resolveu poupar mais gente e quase deu com os burros nágua.
No fim das contas, a vitória dramática mexeu com o brio dos jogadores e da torcida, aumentando a motivação para este jogo no Equador, que tem tudo para ser tranquilo, desde que o técnico não resolva meter a colher de pau e piorar as coisas, como é do seu feitio.
Casa cheia
Líder absoluto, o Cruzeiro volta a campo esta noite com casa cheia outra vez, no Mineirão, para enfrentar o Sport Recife, 5º colocado e adversário direto a uma das quatro vagas de acesso à Série A.
A boa notícia é a volta de Neto Moura ao meio-campo, que ficou de fora e fez muita falta na derrota de 2 x 1 para o Fluminense pela Copa do Brasil, no Maracanã.
Com qualidade técnica superior à média do time, o jogador é peça fundamental no esquema do técnico Paulo Pezzolano, melhorando, sobretudo, a qualidade da ligação do meio com o ataque, onde tem brilhado a estrela do artilheiro Edu.
O Sport é sempre um adversário perigoso e, desta vez, chegou a BH com um técnico interino, depois de demitir Gilmar Dal Pozzo, após o empate em casa de 0 x 0, contra o Brusque.
FIM DE PAPO
Enquanto isso, o Tombense, com um time modesto, faz excelente campanha na Série B (6º, 20 pontos ganhos), ameaçando times de melhores elencos, como Sport (21 pontos) e Gremio (22 pontos). No último domingo, perdeu a chance de chegar ao G-4, ao empatar em 1 x 1 com o Náutico, em Muriaé. O Gavião Carcará” tem sido, também, muito prejudicado pela péssima qualidade do gramado no Estádio Soares Azevedo.
Pressionado depois de duas derrotas para o Galo, o Flamengo atropelou o América, fazendo 3 x 0, no Maracanã, e direito a Gabigol perder um pênalti. O Coelho foi um adversário mamão com açúcar” para o Rubro-negro, sem inspiração, sem brilho algum, e merece a posição atual de primeiro da zona de rebaixamento na classificação. O trabalho do técnico Vagner Mancini, que parecia ser bom, já está sendo muito questionado e, se não melhorar o desempenho do time nas próximas rodadas, certamente, será demitido.
O Tigre decepcionou os mais de 4 mil torcedores que foram ao Ipatingão, na tarde de sábado, ao ser derrotado por 1 x 0 pelo Betim. Com a derrota, perdeu, também, a liderança isolada da segundona” estadual, tendo agora a companhia do Tupynambás, de Juiz de Fora, que fora de casa venceu o Varginha e aplicou uma goleada de 4 x 1. A competição, que está na fase final e vai indicar os dois classificados para a 1ª Divisão de 2023, tem sido a mais equilibrada dos últimos anos, e não dá para prever nada faltando cinco rodadas para o final.
O Ipatinga volta a campo, nesta sexta-feira, outra vez em casa, contra o Democrata/SL. O time quadricolor tem jogado melhor fora de casa quando é pressionado e usa como arma os contra-ataques. Todo time que vem ao Ipatingão, joga fechado e, sem poder contar com o experiente Tchô, que sofreu grave contusão, falta qualidade ao meio de campo do Tigre para criar, propor o jogo e levar perigo aos adversários. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]