28 de junho, de 2022 | 07:00

Timóteo atinge desempenho inédito no ICMS Cultural

Após ser desabilitado no programa do governo estadual, em 2018, município volta a crescer pontuação a cada ano

Fotos: Divulgação/PMT
O tombamento na esfera municipal do Forno Hoffmann está em andamento, e o processo precisa ser validado nas esferas estadual (IEPHA) e federal (IPHAN)O tombamento na esfera municipal do Forno Hoffmann está em andamento, e o processo precisa ser validado nas esferas estadual (IEPHA) e federal (IPHAN)
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), autarquia do Governo do Estado de Minas Gerais que atua como agência regulamentadora da política setorial do patrimônio cultural, divulgou o resultado provisório de desempenho dos municípios habilitados no Programa ICMS Cultural. Trata-se da avaliação anual das ações e projetos que os gestores municipais desenvolveram em prol da valorização, da conservação e da preservação do patrimônio material e imaterial, em conformidade e cumprimento das determinações e exigências da legislação afeta ao tema.

De acordo com o resultado divulgado, o município de Timóteo demonstrou desempenho acima da média, com crescimento de 227% superior em relação ao anterior, numa pontuação que evoluiu de 3,65 pontos no exercício 2020-2022 para 8,30 pontos no exercício 2021-2023, respectivamente referente às ações de proteção patrimonial.

Para o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Timóteo, professor Cláudio Gualbertto, o resultado espelha um conjunto de ações de potencialização de desempenho do município no programa estadual e que amplia a captação de recursos para o setor. Gualbertto frisou, como fatores decisivos para esse incremento do desempenho do município, a ativação e a regularidade do funcionamento do Conselho do Patrimônio; a instituição de uma legislação municipal que era inexistente até 2018; o Registro de Manifestações como Patrimônio Imaterial da Corporação Musical Santa Cecília; a abertura do processo de registro das manifestações congadeiras, que está em tramitação, e o tombamento na esfera municipal do Forno Hoffmann, cujo processo agora precisa ser validado nas esferas estadual (IEPHA) e federal (IPHAN).

Como ex-secretário municipal de Educação, pasta responsável pela gestão municipal das políticas públicas do patrimônio histórico e cultural, o vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, comemorou o resultado na série histórica do programa e fez questão de lembrar que, em 2018, Timóteo estava desabilitado no ICMS Cultural por não cumprir as exigências legais do governo estadual e amargava perda acumulada de recursos estimada em quase meio milhão de reais. José Vespasiano destacou que o resultado atual aumenta a responsabilidade de toda a equipe da Subsecretaria Municipal de Cultura e da equipe técnica de consultores liderada pelas arquitetas Fernanda Von Sperling e Vitória Araújo, da Monumentum Arquitetura e Patrimônio Cultural.

Para a secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Lessa, o resultado é excepcional, considerando que, além de estar impedido de participar do programa por inadimplência junto ao IEPHA, em 2018, Timóteo tinha pontuação residual de 0,6 ponto que foi evoluindo ano a ano, potencializada, exponencialmente, no último ano alcançando a evolução de quase 15 vezes ao longo de pouco mais de quatro anos e o crescimento de mais de 200% em relação ao ano anterior. Para Márcia Lessa, os grandes desafios para os próximos anos são ampliar a interface da educação com o patrimônio local, por meio de ações da educação patrimonial na rede municipal de ensino, e aprimorar a tramitação do tombamento estadual e federal do Forno Hoffmann, que já se encontra protocolado junto aos respectivos órgãos reguladores, o IEPHA e o IPHAN.

Incentivo estatal
O ICMS Patrimônio Cultural é um programa do Governo do Estado de Minas Gerais, de incentivo à preservação do patrimônio cultural, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais com ações e projetos locais relevantes.

O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos municipais. O IEPHA-MG oferece aos municípios rodadas regionais de orientações sobre as políticas de preservação, como a Deliberação Normativa do CONEP, que estrutura um sistema de análise da documentação apresentada pelo município participante do programa ICMS Patrimônio cultural.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário