28 de junho, de 2022 | 10:30

Processo seletivo para cursos técnicos gratuitos no Cefet ocorrerá em outubro

Tiago Araújo
No campus em Timóteo, os cursos técnicos gratuitos disponíveis são: Química, Desenvolvimento de Sistemas, Metalurgia e EdificaçõesNo campus em Timóteo, os cursos técnicos gratuitos disponíveis são: Química, Desenvolvimento de Sistemas, Metalurgia e Edificações

O processo seletivo para ingresso na educação profissional técnica de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), para o ano de 2023, já tem data prevista para ser realizado. As inscrições devem ocorrer entre 8 de agosto e 15 de setembro, já as provas, em 23 de outubro, conforme divulgado pela instituição nesta segunda-feira (27).

No campus em Timóteo, os cursos técnicos gratuitos disponíveis são: Química (integrado); Desenvolvimento de Sistemas (integrado); Metalurgia (concomitância externa e subsequente); Edificações (concomitância externa e subsequente). O quantitativo de vagas disponíveis por curso ainda será divulgado.

Edital

As informações oficiais serão divulgadas no edital a ser publicado no Diário Oficial de União (DOU) e na página da Copeve (copeve.cefetmg.br). A coordenação ressalta que é importante e obrigatória a leitura do documento antes da inscrição, assim como a consulta em todas as etapas. Isso porque o edital contém datas, prazos, lista de documentações exigidas e todas as informações e regras necessárias para participação no processo seletivo.

Inscrição e prova

O valor da taxa de inscrição no processo seletivo será de R$80. Já o período de inscrição para o Programa de Isenção de Taxa de Inscrição será de 8 a 30 agosto de 2022. A seleção será feita em fase única (eliminatória e classificatória), por meio da aplicação de um caderno com provas objetivas, constituídas de questões de múltiplas escolhas. O caderno de provas conterá 40 questões elaboradas a partir de uma Matriz de Referência do Ensino Fundamental para as Áreas do Conhecimento de Linguagens e Matemática, sendo 20 questões de Linguagens e 20 questões de Matemática. O exame deve ser realizado no dia 23 de outubro deste ano.

Modalidades

As modalidades ofertadas no processo seletivo do Cefet são integrada, concomitância externa e subsequente. Na integrada, os cursos oferecidos aos candidatos que concluíram o Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o estudante fará o curso técnico e o Ensino Médio no próprio Cefet-MG, no período integral (manhã e tarde), com duração de três anos (mais estágio).

Na concomitância externa, os cursos oferecidos aos candidatos que concluíram a primeira série do Ensino Médio e estarão regularmente matriculados na segunda ou terceira séries do Ensino Médio em outra instituição de ensino, simultaneamente, durante sua permanência no Cefet-MG. Nessa modalidade, o estudante fará no Cefet-MG somente o curso técnico, em período noturno, com duração de um ou dois anos (mais estágio).

Em relação à subsequente, os cursos são oferecidos aos candidatos que concluíram o Ensino Médio. Nessa modalidade, o estudante fará, no Cefet-MG somente o curso técnico, em período noturno, com duração de um ou dois anos (mais estágio).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário