25 de junho, de 2022 | 15:13

Selo postal celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna

Os Correios colocaram em circulação o bloco vomemorativo Centenário da Semana de Arte Moderna, em homenagem a este momento histórico artístico-cultural do Brasil. O movimento teve a participação de vários nomes da cena cultural brasileira na época, como Mário de Andrade - principal articulador da Semana -, Oswald de Andrade, Anita Malfati, Di Cavalcanti e Heitor Villa Lobos.

Divulgação
Emissão postal homenageia os 100 anos da Semana de Arte ModernaEmissão postal homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna
Inspirados na vanguarda europeia, os artistas da época propuseram um novo padrão estético em contraposição ao formalismo acadêmico vigente até então. O movimento buscou incentivar uma arte baseada no improviso, na linguagem coloquial e cotidiana, na liberdade de produção e em temáticas nacionais. A Semana de 22 influenciou as posteriores gerações de artistas e é referenciada e percebida em diferentes manifestações culturais até os dias de hoje.

O bloco postal
O conceito dessa emissão veio da manifestação artística “Antropofagia”, liderada por Oswald de Andrade. Nela, o artista “engole” as técnicas e as influências de outros países e, assim, fomenta o desenvolvimento de uma nova estética artística brasileira.

Porém, no lugar de “engolir o estrangeiro” para criar a arte genuinamente nacional, a arte do bloco composto por quatro selos da Semana de 22, criada por Juliana Souza, busca “antropofagizar” os modernistas, dando espaço à representação das camadas populares, para outras expressões do modernismo após 1922, além de tentar trazer uma visão atualizada dos significados de um Brasil marcado por diversidades e desigualdades.

Com tiragem de 12 mil blocos/48 mil selos no valor de 2º Porte Carta Comercial cada estampa, a emissão está disponível para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário