EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

24 de junho, de 2022 | 15:50

Idoso morre na fila da perícia no INSS de Governador Valadares

Reprodução
INSS afirma que idoso chegou uma hora e quarenta minutos antes do horário agendado para a consulta INSS afirma que idoso chegou uma hora e quarenta minutos antes do horário agendado para a consulta

Um homem morreu enquanto aguardava atendimento da perícia na sede do INSS, em Governador Valadares, na manhã desta sexta-feira (24). A família informou para a imprensa que essa era a terceira vez que o vigilante José Tomás da Silva, de 61 anos, ia à agência tentar conseguir um auxílio-doença. Em nota, o INSS informou que o segurado tinha perícia médica agendada para 8h40 e chegou à Agência do INSS às 7h, portanto, uma hora e quarenta minutos antes do horário agendado.

“Ele teve um AVC em março, aí veio tentando afastar até aposentar. A própria situação que aconteceu hoje prova que ele não tinha condições nenhuma de trabalhar. Nenhuma das três tentativas foi alcançada, alcançou foi a morte dele”, desabafou o enteado, Alexandro Pereira Viana, em notícia publicada pelo G1 dos Vales.

Alexandro informou que José estava com uma perícia agendada para 8h40 e saiu de casa cedo, por volta de 7h, acompanhado da enfermeira que cuidava dele. Quando já estava na porta da agência, ele começou a sentir fraqueza e passar mal, mas nenhum funcionário do INSS apareceu para prestar socorro.

“Antes de ele falecer, nós pedimos ajuda, que lá dentro tem médico, e os médicos não vieram atender e ele morreu aqui na porta do INSS. Isso durou uns 10 minutos, poderiam ter atendido, feito alguma coisa. O vigilante trouxe um sal e colocou na boca dele, mais nada, os médicos não fizeram nada. Agora a médica tá ali, vai resolver o quê?”.

O SAMU chegou a ser acionado, mas José Tomás já estava sem vida quando os socorristas chegaram. O corpo foi recolhido por uma funerária por volta de 9h.

Nota emitida pelo INSS:

"O INSS lamenta o falecimento do senhor José Tomaz da Silva, ocorrido nesta sexta, dia 24. Sobre a situação do atendimento previdenciário ao segurado, o INSS esclarece que:

1) O segurado tinha perícia médica agendada para 8h40 e chegou à Agência do INSS de Governador Valadares às 7h, portanto, uma hora e quarenta minutos antes do horário agendado;

2) Segundo relatos, o senhor já estava se sentindo mal, tendo sido orientado por um dos peritos médicos, que chegava ao trabalho naquele momento, que a acompanhante solicitasse o atendimento de urgência do Serviço Móvel de Urgência SAMU. No entanto, a família optou por aguardar a realização da perícia médica e, posteriormente, acionar o atendimento médico de urgência;

3) Diante desse quadro, a perita médica responsável antecipou o horário da perícia para 7h30. Entretanto, antes mesmo de entrar na Agência, ele veio a óbito;

4) Segundo a acompanhante, o segurado fazia uso constante de oxigênio. Entretanto, o cilindro foi esquecido e uma das pessoas que o acompanhava saiu do local para buscá-lo, sem sucesso, visto que, antes da sua chegada com o cilindro, o segurado havia falecido;

5) Informamos que as Agências da Previdência Social não possuem recursos materiais para atendimentos de urgência, uma vez que não se trata de estabelecimento de prestação de serviços em saúde, motivo pelo qual o protocolo utilizado é o acionamento do SAMU, o que prontamente foi feito;

6) Por fim, mais uma vez, o INSS reitera pesar pelo ocorrido".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marina

25 de junho, 2022 | 11:46

“Lamentável a situação! Vemos pessoas realmente doentes tentando benefício e o tem negado. Homens com.maos cheias de calos, de serviço braçal, quem mal conseguem levantar da cama sozinhos, nao conseguem o beneficio de um salario minimo, em contrapartida, se um politico vai, com um trenzinho a toa, tem o beneficio concedido de milhares de reais. Isso é Brasil.”

Euler Araujo

24 de junho, 2022 | 17:45

“INSS sempre se defendendo!
se chegar atrasado não tem justificativa se adiantar e erro da família !!
Analistas péssimos acham que a pessoa vai AO INSS OU aciona o 135 pra pedir esmolas.,
minha mãe sofreu tentando seu benefício, pagava em dias .,
toda vez que íamos no perito Eles negavam,
conclusão perdi a minha Mãe e em 45 dias saiu a pensão pro meu pai.,
direito né! Ele era casado com minha Mãe,
minha indignação que á pessoa contribui pra ter o benefício é na hora tem o benefício negado. frustrante muito triste. Acham que á pessoa está brincando!! desrespeito!
muita dor ao lembrar do ocorrido.
que Deus console a família aí só tem dois anos que estou sofrendo com a perca. irreparável”

Envie seu Comentário