CADERNO IPATINGA 2024

25 de junho, de 2022 | 09:30

Chegada do inverno traz de volta a ameaça dos incêndios florestais

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Esta semana uma equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou por cerca de três horas no combate às chamas de um incêndio florestal às margens da BR-381 Esta semana uma equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou por cerca de três horas no combate às chamas de um incêndio florestal às margens da BR-381

Nesta semana, no dia 21 de junho, o Inverno começou no Hemisfério Sul. Algumas características dessa estação do ano acabam contribuindo e, muito, com o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, observação feita inclusive, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em uma publicação do site.

A redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é um dos fatores que facilitam as queimadas, como explica Leonardo Dias Schirm, capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atua no 11ºBBM.

“O período de inverno coincide com o período de menor incidência pluviométrica, o que favorece que a vegetação fique seca e suscetível a queima”, explicou o militar. E esse tempo seco pode ser longo. “O período de estiagem tem início no mês de abril e se estende até o mês de setembro, ou outubro, dependendo do retorno das precipitações”, declarou.

Registros recentes

Na quinta-feira (23) os militares do 11ºBBM combateram, por cerca de três horas e meia, um incêndio em uma área de vegetação localizada às margens da BR-381, entre os bairros Parque Caravelas e Águas Claras, em Santana do Paraíso. Cerca de dois hectares de vegetação foram queimados. “Aproximadamente dois campos de futebol”, comparou Leonardo Dias Schirm.

Ainda na BR-381, na noite desta quinta, próximo ao trecho onde estão localizados os motéis, em Ipatinga, leitores do Diário do Aço registraram mais um incêndio em área com vegetação.

De acordo com o capitão, atualmente os bombeiros têm atendido um número de ocorrências típicas para o período. É no fim do mês de julho, agosto e início do mês de setembro, que os números crescem com mais intensidade, ele informou.

Recomendações

Diante de um cenário que favorece a propagação das queimadas, o militar faz algumas recomendações. “A população deve ficar alerta quanto a necessidade de ter atenção ao manuseio do fogo. Seja em sua propriedade rural ou nos locais de lazer, como camping, evitando que as chamas ou fagulhas caiam na vegetação e causem grandes incêndios”, orientou.

É importante destacar que a população tem grande responsabilidade sobre as queimadas, que podem ser provocadas até mesmo por um descuido. “As causas dos incêndios florestais têm como fator preponderante a ação humana. Às vezes pelo descuido de manipulação de isqueiros, fósforos próximos a vegetação, fogos de artifício, as vezes pelo descuido com fogueiras e fogareiros em acampamentos, podendo ocasionar grandes incêndios na vegetação”, lembrou.

Prejuízos e riscos

Os incêndios florestais acabam gerando prejuízos incalculáveis. “São os mais diversos possíveis, indo desde a destruição do solo, da flora, da fauna, podendo chegar a danos a pessoas e patrimônio”, indicou o bombeiro.

E quando essas queimadas são registradas às margens das rodovias e estradas há mais um risco. “Trazem um risco grande para a circulação de veículos naqueles trechos, uma vez que a fumaça interrompe a visibilidade e um acidente pode ser ocasionado devido a fumaça”, explicou capitão Schirm.

Ações do CBMMG

O Corpo de Bombeiros tem se preparado, desde o início do ano, para o período de estiagem. “Desde o mês de janeiro, o Corpo de Bombeiros já vem realizando ações junto à comunidade para o período de estiagem, seja por meio de orientações, palestras nas comunidades rurais, formação de brigadas públicas e particulares para auxiliarem e executarem o combate às chamas, além do mapeamento das áreas de risco da região”, contou o militar. Em caso de emergência, o recado é claro. “Ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros”, orientou.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário